Se você tem este sintoma todas as noites, culpa pode ser falta de vitamina D

A falta de vitamina D no organismo pode ser percebida por alguns sintomas. Existem indicativos menos comuns, mas extremamente relevantes.

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde pública, que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Além dos sintomas mais conhecidos, como fadiga, dores ósseas e fraqueza muscular, a falta dessa vitamina essencial pode causar diversos sintomas incomuns que podem passar despercebidos.

Essa vitamina atua na produção de serotonina, um neurotransmissor essencial para o humor e bem-estar. A deficiência de vitamina D pode estar associada a um maior risco de depressão, ansiedade e distúrbios do humor. Entre os sinais de alerta estão tristeza persistente, desânimo, irritabilidade e alterações do sono.

Pesadelos em realizar uma avaliação.
Foto: Canva

Vitamina D: sintomas menos conhecidos

Muitas pessoas relacionam a deficiência de vitamina D no organismo com diversos sintomas, incluindo a queda de cabelo, fadiga e cansaço. Além desses, alterações de humor e outros sintomas também são frequentes e merecem atenção.

Um sintoma menos comum, mas que pode surgir em algumas pessoas com deficiência de vitamina D são os pesadelos frequentes. Isso porque a vitamina atua na regulação do sono, e a deficiência pode estar associada a distúrbios, incluindo pesadelos vívidos e perturbadores.

Outro sintoma menos conhecido é a Síndrome das pernas inquietas. A falta da vitamina pode contribuir para essa condição neurológica caracterizada por sensações desconfortáveis nas pernas, como formigamento, coceira e necessidade constante de movê-las.

A sua pele está com muita acne? Confira como está a sua vitamina, pois pode ter relação, principalmente em adolescentes e adultos jovens. Ao perceber qualquer desses sinais, a orientação é agendar uma consulta com um médico ou nutricionista para avaliar seus níveis de vitamina D e determinar a necessidade de suplementação.

Mas, em casos de uso de suplementos, isso também deve ser feito com acompanhamento profissional, para evitar excessos. Lembre-se ainda que a exposição solar moderada e a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordos, gema de ovo e cogumelos, também contribuem para a sua saúde. Invista neles!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.