Seduc AM abre 5.600 em cursos de especialização para profissionais da Educação
Programa Qualificar oferece cursos lato e stricto sensu para servidores da rede estadual incluindo cinco mestrados, entre eles, em Educação Indígena
Qualificação, aprimoramento e, acima de tudo, valorização! A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc AM) acaba de lançar o Programa Qualificar que abre 5.600 vagas para especialização lato e stricto sensu voltado para profissionais da educação. O projeto atende servidores da rede estadual e inclui cinco cursos de mestrado.
O projeto é uma parceria com as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA). Segundo Lourenço Braga, secretário estadual de Educação, o objetivo é qualificar os profissionais, tirando a área do amadorismo. “Precisamos sair desse amadorismo que a educação do estado foi submetida nos últimos anos”, frisou.
As vagas são distribuídas entre especialização (4.200), mestrado (150), gestão escolar (700) e secretários de escola (600). Atualmente, há cinco programas de mestrado, incluindo na Educação Indígena, ministrados pela UFAM. As linhas incluem, também, Geografia, Matemática, Letras e Educação.
Os cursos de especialização, por sua vez, serão realizados na UEA enquanto as vagas para gestão escolar serão lotadas em MBA. Para secretários de escola, será organizada uma atualização sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sobre o programa
O Programa Qualificar tem financiamento por recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O foco é a formação continuada dos profissionais lotados na rede estadual, bem como proporcionar melhorias nas práticas pedagógicas e teórico-metodológicas.
No primeiro semestre deste ano, o programa já disponibilizou 4.200 vagas na pós-graduação lato sensu em Letramento Digital e Metodologia do Ensino em Matemática Básica, ambos ofertados pela UEA.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.