Segredo da longevidade: técnica milenar ajuda a passar dos 100 anos
Dados foram divulgados em levantamento recente e mostram como algumas pessoas vivem melhor.
Em alguns lugares do mundo, como em determinadas regiões do Japão, as pessoas vivem mais de 100 anos, e isso tem chamado muito a atenção.
Mas isso não se resume ao Japão, também há índices elevados de pessoas centenárias em Loma Linda, nos EUA; Sardenha, na Itália; Icária, na Grécia; e Península de Nicoya, na Costa Rica – todos esses lugares são chamados de ‘zonas azuis’.
E afinal de contas, qual o segredo da longevidade, e como viver tanto com qualidade de vida? A Global Wellness Institute Buettner, liderada por Dan Buettner, desvendou esse mistério, e a resposta é surpreendente.
Qual o segredo para ter uma vida longa?
De acordo com o levantamento realizado, todas as pessoas centenárias nos locais citados têm algo em comum: a prática da jardinagem.
Logo, não se trata de exercícios físicos ou vitaminas ‘milagrosas’ para ampliar a idade, mas apenas de uma prática que garante qualidade de vida e momentos prazerosos.
Segundo o pesquisador, três itens são comuns a quem faz a jardinagem: o movimento natural do corpo, o consumo de plantas e a gestão do estresse no dia a dia.
Desse modo, a atividade simples no dia a dia é um impulso para a melhora da qualidade de vida e o avanço da idade.
Outros benefícios da jardinagem
Outro estudo, esse divulgado pelo periódico Landscape and Urban Planning, mostra outras qualidades atribuídas à jardinagem, explicando mais por que está tão associada à longevidade dessas pessoas.
Em tal publicação, especialistas apontam que a jardinagem estimula a caminhada, mesmo que em pouco espaço.
E o simples contato com o verde já seria suficiente para garantir essa melhora na qualidade de vida na saúde.
A publicação reforça ainda que a prática milenar alivia o estresse e evita a depressão. Isso tudo garante mais liberação de endorfinas, um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Comentários estão fechados.