Segredo revelado: Descubra por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras

Ciência tem algumas explicações para este sufoco. Continue a leitura e descubra!

Com certeza você já passou por uma experiência assim: você e outra pessoa dormem em um mesmo quarto, mas só você acorda todo picado por mosquitos e muriçocas; enquanto a outra pessoa acorda bela, formosa e com a pele intacta. Afinal, por que algumas pessoa atraem mais mosquitos do que outras?

Finalmente, a ciência parece ter encontrado uma resposta para esta situação tão incômoda. Dentre os fatores, estão suor, respiração, temperatura corporal e até mesmo fatores genéticos.

Pegue seu repelente de insetos e continue a leitura para descobrir. Vamos lá?

Por quê algumas pessoas atraem mais mosquitos e muriçocas do que outras?

Antes de tudo, temos que explicar os insetos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue, reconhecem as presas pelo cheiro. Este é o fator determinante para que uma pessoa seja mais ou menos atraentes para eles.

Entretanto, há diversos fatores que podem influenciar nos odores. E são estes fatores que vamos esmiuçar abaixo.

Respiração

Mosquitos, muriçocas e afins são muito atraídos pelo dióxido de carbono que emitimos durante nossa respiração. Por conseguinte, pessoas que respiram mais estão mais propensas a serem mais picadas por eles. Acontece que este é um parâmetro muuuito subjetivo, já que não tem como medir quem respira mais ou menos.

Suor

Mas este parâmetro aqui já é mais palpável. Uma pessoa que sua mais pode ser mais atraentes para estes insetos. Com o suor, também expelem ácido lático, ácido úrico e amônia, que são um deleite para mosquitos.

Bactérias

Conforme publicado pelo site UOL, um estudo recente mostrou que pessoas que têm uma grande quantidade – mas pouca diversidade – de bactérias na pele atraem mais mosquitos.

Temperatura corporal

O mesmo para aqueles que têm uma temperatura corporal mais alta.

Gravidez (sim, é isso mesmo!)

Parece piada, não é mesmo. Mas não é! Mulheres grávidas, na verdade, têm um combo de fatores que atraem mais mosquitos e muriçocas: têm temperatura corporal mais elevada, exalam mais CO2 e, em alguns casos, também suam mais. Coitadas.

Fatores genéticos e hereditários

De acordo com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, alguns genes têm mais influência no que torna o sangue e o cheiro mais “apetitosos” para mosquitos e muriçocas. E isso pode ser hereditário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.