A verdade sobre os líquidos de latas e conservas: prazer ao paladar ou risco à saúde?
Líquidos de conservação e em embalagens de alimentos: podemos consumi-los?
Alguns alimentos embalados vêm com líquidos extras e soros dentro de embalagens e conservas. Por isso, muitas vezes nos perguntamos se faz bem consumir todo o conteúdo desses alimentos ou se a melhor opção é jogar fora uma parte. Assim, líquidos de conservas de atum ou sardinha, ou soro de creme de leite, por exemplo, deixam a dúvida: é saudável ou não consumir?
Soro de laticínios e líquidos de conserva: saudável ou não?
Saiba se é bom consumir líquidos e soros de alimentos em conserva:
- Óleos ou água de peixes enlatados
Um dos alimentos que mais deixam dúvida se é saudável ou não incluir na comida: a água ou o óleo que vem dentro da embalagem para conservar os peixes enlatados.
Atualmente, por questões ambientais de contaminação de peixes por mercúrio e outros componentes tóxicos, torna-se mais perigoso beber os líquidos que vêm dentro da embalagem. Alguns especialistas falam que conservas em óleo são mais saudáveis porque o composto consegue “retirar” o mercúrio dos peixes com mais facilidade do que a água.
Por isso, apesar de os líquidos também serem uma fonte rica de ômega 3 e outros nutrientes, jogar fora uma parte desse líquido irá prevenir que você se contamine mais, já que as chances de os peixes estarem contaminados já são altas normalmente.
Também é aconselhado consumir apenas o peixe caso esteja com hipertensão ou alimentação com restrição de sal. Isso porque a conserva é feita com base de salmoura.
- Soros de creme de leite ou iogurte
No caso do soro de creme de leite ou iogurte, são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Essa composição faz parte do processo natural de fermentação do leite, não precisando da adição de nenhum componente artificial ou tóxico de conserva.
Seguro para consumo, o ato de retirar o soro, na verdade, só fará diferença na consistência de alguma receita que escolher preparar.
Outros líquidos de conserva
O melhor caminho para evitar consumir componentes prejudiciais à saúde é aprender a ler os rótulos dos alimentos antes de comprá-los no supermercado. Assim, será mais fácil diferenciar um alimento que esteja sendo conservado com muitos componentes artificiais e processados que fazem mal, em comparação com conservações naturais.
Já as conservas de frutas, legumes e verduras, naturalmente não fazem mal à saúde, sendo necessário restringir apenas caso alguém esteja com restrições de consumo de açúcar ou sal. Em casos de hipertensão ou diabetes, por exemplo, o melhor é evitar líquidos de conserva naturais baseados em altos teores de sal ou açúcar.
Comentários estão fechados.