Segundo estudo, exposição a agrotóxicos herbicidas causam danos ao DNA

Segundo um estudo publicado em Journal of the National Cancer Institute, a exposição essas substâncias podem resultar em estresse oxidativo

Sabia que a exposição a agrotóxicos herbicidas podem causar danos ao DNA? Isso acontece pois os herbicidas são compostos químicos usados para controlar pragas, sendo que a exposição a essas substâncias pode ocorrer de várias formas, incluindo inalação, contato com a pele e ingestão de alimentos contaminados.

Segundo um estudo publicado em Journal of the National Cancer Institute, a exposição essas substâncias podem resultar em estresse oxidativo, um condição que causa danos ao DNA. Os cientistas analisaram amostras de urina de pessoas expostas à substância e notaram biomarcadores ligados ao desenvolvimento de câncer e outras doenças. Saiba mais!

Glifosato

O glifosato é um dos herbicidas mais amplamente utilizados e foi classificado como “provavelmente cancerígeno para humanos” pela Organização Mundial da Saúde em 2015, após vários estudos demonstrarem que a substância pode causar danos ao DNA. No estudo citado, os cientistas encontraram resíduos de glifosato em uma variedade de alimentos populares e em cursos de água.

O glifosato é usado para controlar plantas daninhas em culturas agrícolas, jardins e áreas urbanas. O produto químico foi desenvolvido pela empresa americana Monsanto na década de 1970 e é comercializado sob diversas marcas comerciais. O estudo classificou o glifosato como potencialmente cancerígeno. Além disso, ele pode causar outros efeitos adversos à saúde, como problemas neurológicos, reprodutivos e endócrinos. Porém, outros estudos questionam essas conclusões e afirmam que o uso seguro do glifosato é possível com medidas adequadas de segurança.

Em muitos países, as agências reguladoras ainda dizem que há falta de evidências ligando os herbicidas à base de glifosato ao câncer, e que é um dos herbicidas mais seguros e eficazes disponíveis. Assim, resta esperar por mais pesquisas na área, que tragam comprovações a respeito dessa relação.

Em alguns países, como a Alemanha, o uso do glifosato está sendo gradualmente proibido, enquanto em outros, como os Estados Unidos, o uso do herbicida ainda é permitido e regulamentado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.