Sem apetite? Veja 5 hábitos que podem resolver esse problema
A falta de apetite é um problema comum que pode ter várias origens. Aqui mostramos 5 hábitos diários que podem afastar esse distúrbio naturalmente!
A falta de apetite é um distúrbio alimentar bastante comum. Podendo ter diferentes raízes, essa condição pode afetar tanto homens quanto mulheres e de todas as idades.
Algumas vezes o apetite vai embora por causa de doenças, muitas até graves, outras vezes por conta de crises psicológicas e algumas outras vezes até por problemas digestivos temporários.
Mas fato é que sem uma alimentação regular e saudável, vários outros aspectos da saúde da pessoa afetada podem sofrer desgaste, vindo a provocar outras doenças.
Felizmente, existem alguns hábitos simples que podem estimular o apetite. Veja cinco deles abaixo e tente colocá-los em prática antes de fazer qualquer outra coisa.
(Imagem: Freepik/reprodução)
1. Criar um cronograma alimentar diário
Em muitos casos a falta de apetite é apenas reflexo de outros distúrbios alimentares, como a compulsão alimentar, ou uma dieta desregulada.
Assim, uma forma de tentar reverter o quadro é criando uma dieta que tenha horários marcados para as refeições, tipos de comidas que devem ser servidos e até a quantidade de cada alimento que deve ir ao prato.
Com isso, o organismo irá se acostumar com a rotina de digestão e a fome aparecerá na hora certa, sendo saciada em seguida.
2. Mastigar bem
Já há um tempo, os médicos informam publicamente à população que o ato de mastigar é o início da digestão. E como sabemos, o apetite depende em partes de uma digestão correta.
Por isso, ao se alimentar preste bastante atenção à mastigação e consuma os alimentos com paciência, sem engoli-los inteiros. Assim, o seu trato digestivo ficará mais regulado e saudável.
3. Beber água
O consumo correto de água é importante em todos os sentidos da vida humana. Manter o corpo hidratado garante um maior bem estar e o bom funcionamento dos mecanismos corporais.
Por isso, para ter um bom apetite, beba água!
4. Dormir bem
Assim como beber bastante água, ter boas noites de sono também é imprescindível para o bom funcionamento do corpo.
Nosso organismo possui um sistema chamado de relógio biológico, que regula aspectos como sono, intervalo entre evacuações, a chegada da fome e a vontade de comer.
Por causa disso, supõe-se que dormir mal afeta também o apetite e as outras funções fisiológicas. Tente dormir pelo menos 8h por dia e veja os resultados.
5. Manter-se em atividade
Por fim, mas definitivamente não menos importante, para abrir o apetite é importante praticar algum tipo de atividade física. O sedentarismo costuma causar vários distúrbios no corpo, e alguns deles estão ligados ao apetite.
Por outro lado, fazer pelo menos alguns minutos de caminhada diariamente, por exemplo, queima calorias, o que acaba estimulando a fome.
Além disso, a atividade física melhora todo o funcionamento do corpo, inclusive acelerando o metabolismo e regulando o sistema digestivo. Ponha-se em movimento!
Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica
Como dissemos no início do artigo, a falta de apetite pode ter origens bem mais sérias que apenas pequenas inconsistências metabólicas.
Portanto, se você notar uma falta de apetite persistente e que está causando perda de peso, procure ajuda médica.
Isso pode ser o sintoma de falta de vitaminas, infecções no trato digestivo e agravamento de quadros de depressão e ansiedade, por exemplo.
Comentários estão fechados.