Sem folia em 2022: Carnaval cancelado em várias cidades por causa da pandemia
Mesmo com a maioria da população vacinada, alguns estados estão receosos quanto a essa grande festa.
Há uma grande expectativa sobre a realização – ou não – do Carnaval 2022. Muitos brasileiros que adoram a folia carnavalesca estão ansiosos pelo veredito final das suas cidades. Apesar de cerca de 61% da população brasileira já estar vacinada, alguns estados estão receosos quanto a grande festa devido ao avanço do número de casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron.
Leia também: O que significa Carnaval para os cristãos?
O carnaval é uma festa muito popular, principalmente em cidades como Salvador, Olinda e Recife. Contudo, há um grande impasse entre os governadores e prefeitos que não concordam em realizar o evento por motivos de zelo à saúde. Confira em nosso artigo porque a folia não está sendo bem vista neste momento e saiba quais cidades tiveram o carnaval cancelado em 2022.
Carnaval: O terror da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando o Brasil sobre um possível aumento nos casos de Covid-19 se o Carnaval for realizado neste ano. No país, a pandemia já causou cerca de 622 mil mortes pela doença e resultou em um déficit na economia, causando desemprego e aumentando a pobreza. Sendo assim, a OMS tem fortes pontos contra o Carnaval, deixando os apoiadores do evento receosos quanto à sua realização.
Devido à flexibilidade de regras de distanciamento social, o Brasil vivencia um novo aumento da contaminação pelo coronavírus. Alguns municípios, inclusive, já estão definindo novas regras para conter o avanço da Covid-19, voltando a reduzir o limite de pessoas em estabelecimentos, por exemplo.
A OMS afirma que, se o Carnaval acontecer, existe o risco de outra onda da doença, bem mais potente e perigosa. Gonzalo Vecina, que é médico sanitarista, afirma que não haverá pandemia no Brasil apenas quando acabarem os casos em outros países. Segundo ele, podem surgir novas variantes, e assim, dar continuidade em algo que ainda não acabou. O médico lembra ainda que nesta época, o país recebe mais turistas europeus, o que pode levar ao aumento de casos.
Cidades que cancelaram o Carnaval
Com a posição da OMS, muitas cidades se conscientizaram sobre um perigo iminente, e resolveram cancelar o Carnaval em prol da segurança. Confira alguns exemplos abaixo:
- Belo Horizonte (MG): A prefeitura afirmou que não irá patrocinar o carnaval de rua. Contudo, blocos independentes estão organizando o evento.
- Guarapari (ES): O município também optou por cancelar o evento. O motivo é que o número de habitantes vacinados ainda não chega a 90% da população.
- No Paraná, diversas cidades fizeram um requerimento para cancelar o Carnaval em prol de manter a baixa taxa de contaminação do estado. É o caso de Maringá, Paranaguá e Antonina, por exemplo.
- Em São Paulo, a maioria das cidades também resolveu não realizar o Carnaval 2022 para não propagar ou aumentar os casos do coronavírus, entre elas a capital paulista.
Então, agora que você já viu alguns locais onde o Carnaval foi cancelado em 2022, encaminhe a notícia para aquele seu amigo que também gostaria de saber.
Comentários estão fechados.