Semáforo de 4 cores: saiba mais sobre nova proposta

Estudos indicam que um possível semáforo de quatro cores poderá substituir os convencionais. Entenda!

Em uma proposta nova para o trânsito, a Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estuda inserir mais uma cor nos semáforos — a branca.

Ela vai efetuar a integração entre veículos autônomos, que se locomovem sem a intervenção humana. A 4ª cor fará a comunicação entre esses automóveis e o semáforo, assim que se aproximarem de um cruzamento.

O semáforo vai coordenar as movimentações, deixando o fluxo do tráfego mais rápido e simples.

A luz branca, portanto, indicará aos humanos que eles devem fazer o que o veículo de sua frente fizer: parar, seguir ou passar um cruzamento.

Quarta luz no semáforo permitirá que carros tomem conta do tráfego

(Imagem: Informe Brasil/Reprodução)

A ideia é que, seguindo as orientações do automóvel elétrico, haja mais economia de gasolina e melhoria nas condições do trânsito.

A luz branca também seria uma boa ideia para os motoristas humanos entenderem o que está acontecendo em cruzamentos.

Mas a pergunta mais importante é: e se não houver nenhum carro autônomo nos cruzamentos? Nesse momento, as outras três cores tradicionais do semáforo continuariam valendo e as normas convencionais seguiriam.

Existe algum prazo para este semáforo ser implementado?

A pesquisa está acontecendo nos Estados Unidos e, ainda assim, não passa de um conceito. Toda a viabilidade da implantação desse semáforo quádruplo ainda passará por uma fase de testes e simulações.

A partir disso, será possível entender se, com carros autônomos e normais, realmente funcionará.

Além disso, mesmo com todos os testes e simulações, também é preciso que haja uma regulamentação e legislação para que os semáforos tradicionais sejam alterados.

Ainda que isso passe a valer, não será em um futuro próximo, e ocorrerá, primeiramente, nos Estados Unidos. Não há nenhum indício de que esse tipo de tecnologia possa chegar no Brasil tão cedo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.