Senacon pede recall desta marca aos petiscos que causaram morte aos cães

A causa dessa contaminação ainda está sob investigação das autoridades.

O recall obrigatório do Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care foi anunciado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) à Bassar Pet Food nesta quarta-feira, 14. Pelo menos 40 cachorros já morreram em decorrência do consumo desses petiscos.

Leia mais: Petiscos para pets: Confira opções deliciosas para seu amiguinho peludo!

A empresa finalmente começou a pedir aos clientes que entregassem o que havia sido comprado na loja onde fizeram compras.

O que é recall?

Este é um procedimento no qual um fabricante ou fornecedor pede aos clientes que devolvam os seus produtos quando uma falha de fabricação ou a necessidade de substituições é descoberta, porém um recall informal que não envolve muita publicidade pode ser ineficaz e criar riscos tanto para os consumidores quanto para os animais.

Código de Defesa do Consumidor

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), “fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”.

Dessa forma, a falta de formalização na convocação pode resultar em processos administrativos e imposição de sanções à empresa pela Senacon. Contudo os clientes da Bassar já foram informados de que tinham de entregar os produtos adquiridos no local exato onde efetuaram as suas últimas compras.

Nota de declaração da Bassar Pet Food

Segundo a empresa, testes preliminares feitos pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Abastecimento (Mapa) apontam indícios de que o propilenoglicol (ingrediente utilizado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para pessoas e animais, adquirido de uma de suas fornecedoras) poderia estar contaminado.

Desse modo, foi deixado de usar alguns lotes específicos dessa substância.

De acordo com a Senacon, a causa da contaminação ainda está sendo investigada, mas a Bassar Pet Food anunciou em nota à imprensa que já parou de produzir os petiscos. Eles acrescentaram que a Bassar Pet Food é a parte mais interessada em esclarecer todos os fatos, visto que apoia as investigações que estão sendo conduzidas pelo Mapa, as autoridades policiais e também está trabalhando em conjunto para esclarecer o ocorrido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.