Será que os gatos realmente sabem seus nomes ou isso não faz diferença para eles?
O mito de que o gato é mal-educado e que não sabe o próprio nome acaba de ser refutado! Saiba mais sobre como fazer seu bichano aprender o próprio nome e dicas de como domesticá-lo.
Se você tem ou já conviveu com algum gato, sabe que ele não responde a estímulos e comandos igual aos cachorros.
Por isso que, mesmo que você o chame pelo nome, ou por algum apelido, ele pode simplesmente te ignorar. Mas será que isso quer dizer que ele não sabe o próprio nome?
Ainda que ele não responda da maneira desejada, e não corresponda às expectativas dos tutores, um gato sabe, sim, seu nome! E isso é confirmado por meio de estudos realizados no Japão, com gatos de todos os tipos, raças, cores e idades.
A pesquisa pediu que os tutores falassem quatro substantivos que remetessem ao nome dos animais com intervalos de 15 segundos, e, por último, deveriam dizer os verdadeiros nomes. Ao fim, foi constatado que os bichanos conseguem entender qual é o próprio nome deles.
Mas é possível domesticar completamente os gatos?
Atualmente, o contato e a interação entre gatos e humanos têm aumentado e melhorado! No início desse contato, de acordo com os historiadores, os bichos começaram a se aproximar de humanos quando os grãos começaram a ser estocados e, consequentemente, diversos ratos começaram a aparecer.
Como os gatos são caçadores desses outros animais, os seres humanos passaram a adorar – e adotar! – os bichanos. Assim, com o tempo, de animais que passavam a madrugada inteira fora de casa, eles foram ficando cada vez mais e mais próximos.
Os humanos começaram a se apegar e, assim como os cachorros, a querer educá-los. Ainda que seja mais difícil – afinal, os gatos só atendem aos chamados quando querem – não é impossível!
Diversos animais reconhecem as palavras mais comuns do dia a dia, como “papá” ou “comida”, por exemplo, e respondem com miados ou ao se aproximarem dos tutores.
Escolha nomes fáceis
De acordo com especialistas, alguns gatos entendem mais fácil palavras simples e curtas – que sejam semelhantes à faixa de audição deles. Por isso, palavras terminadas em “i” ou “y” são mais agudas e mais fáceis de serem assimiladas.
No entanto, não deixe de lado a personalidade do seu bichano, tudo bem? Eles são seres cheios de amor e carinho para dar, e seus nomes devem ser escolhidos a dedo, para representá-los muito bem!
Para ajudar a associação, sempre que chamá-lo pelo nome, tente brincar com ele ou ainda dar algum petisco de que ele goste.
Comentários estão fechados.