Serotonina: saiba como aumentar os níveis do “hormônio da felicidade” naturalmente
Você pode aumentar a produção do “hormônio da felicidade” com pequenas mudanças nos hábitos de vida. Saiba quais são elas.
A serotonina, conhecida popularmente como hormônio da felicidade, é um neurotransmissor que pode estar relacionado com diversas funções, como regulação do sono, melhora do humor e das funções cognitivas, assim como da sensação de bem-estar. Tendo em vista a importância dessa substância, vamos te contar agora como aumentar a serotonina de forma natural.
Leia mais: Estes são os 4 principais sinais que indicam baixa autoestima
Como a serotonina é produzida? Entenda um pouco melhor
O que estimula a produção de serotonina ainda vem sendo questionado. Nesse sentido, já se sabe que, em um organismo sem depressão, os picos desse neurotransmissor ocorrem em atividades prazerosas, que trazem sensação de bem-estar.
Além disso, também já foi constatado que há grande produção de serotonina no intestino, a partir do aminoácido triptofano, adquirido através da alimentação. Assim, já está sendo estudada também a participação das bactérias intestinais na produção da serotonina.
Formas de aumentar a produção de serotonina naturalmente
1. Faça atividades físicas
Uma forma natural de aumentar a produção do hormônio do bem-estar é por intermédio das atividades físicas. Isso porque o aumento dos batimentos cardíacos durante os exercícios pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que pode ser associado à produção de endorfina, que também ajuda na melhora do humor.
2. Se alimente bem
Os nutrientes mais relevantes para a produção da serotonina são magnésio, cromo, zinco, vitamina D, ômega 3, vitaminas do complexo B e triptofano. Sendo assim, a alimentação para a ingestão adequada desses nutrientes deve ser rica em alimentos como frutas, oleaginosas, cereais integrais, peixes e legumes.
3. Tome sol diariamente
A exposição diária ao sol também pode aumentar os níveis de serotonina, pois a exposição aos raios solares favorece a produção de vitamina D, que, por sua vez, exerce impacto no metabolismo do aminoácido triptofano e, consequentemente, ajuda na formação de maiores quantidades de serotonina.
4. Faça atividades que promovam o relaxamento corporal
Algumas atividades como meditação e ioga, por exemplo, podem ajudar a elevar os níveis de serotonina. Ao praticar essas atividades, é possível regular melhor os sinais nervosos e melhorar a ação dos neurotransmissores, aumentando a sensação de bem-estar.
Ademais, essas atividades têm, entre seus objetivos, a prevenção e diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, e por isso, também ajudam a regular os níveis de cortisol, que tem ação contrária à serotonina. Dessa forma, é possível melhorar a ação desse hormônio no organismo.
Comentários estão fechados.