Todo cuidado é pouco: saiba quais são as 5 serpentes mais perigosas do mundo
O veneno dessas cobras pode causar parada respiratória, necrose no local da picada, hemorragias, insuficiência renal, entre outros.
Na natureza, existem diversas espécies de cobras. Algumas delas não são peçonhentas, e por isso, não representam um risco para a vida humana. Contudo, existem também serpentes extremamente perigosas, cujo veneno pode até ser letal. As serpentes mais perigosas são divididas em 3 grupos, conforme o seu veneno. Veja a seguir quais são eles.
Leia mais: Serpentes – O que são, características, grupos, venenosas, exemplos
Os 3 grupos das serpentes
O primeiro grupo das serpentes é aquele cujo veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória.
Já o segundo grupo de víboras inocula substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, hemorragias e necrose local.
Por fim, o terceiro grupo é o das serpentes marinhas. Estas liberam um tipo de veneno chamado miotóxico, que causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal.
Lista das piores serpentes do mundo
1. Cobra-da-Morte
É uma espécie que se encontra na Austrália e parece bastante com as víboras, já que possui a cabeça em formato de triângulo e o corpo pequeno. Capaz de injetar em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas, ela inocula uma neurotoxina que provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas.
2. Víbora
Encontradas em quase todo o mundo, as mais venenosas são a Víbora Verrilhada e a Víbora de Russel. Víboras são rápidas e tem hábitos noturnos. A maioria das espécies tem um veneno que causa dor e o surgimento de bolhas no local da picada, seguida imediatamente de inchaço do membro afetado, além da queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.
3. Naja
As najas podem ser encontradas na África e no Sudeste da Ásia. Possuem um mecanismo de entrega de veneno especializado, em que os seus dentes da frente liberam a substância pelas pontas. Sua precisão de alcance pode variar de espécie para espécie. O veneno da Naja é fortemente neurotóxico, provocando inchaço e necrose, com um significativo efeito anticoagulante.
4. Mamba Preta
A Mamba Preta é encontrada em muitas partes do continente africano. É a cobra terrestre mais rápida do mundo. Pode atacar 12 vezes seguidas, e uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos, pois seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida.
5. Serpente-Tigre
É encontrada na Austrália e possui um veneno neurotóxico muito forte. Após uma única picada, a vítima pode ir a óbito dentro de aproximadamente 30 minutos até 24 horas. Os sintomas da picada são dores na região do pé e pescoço, formigamento, dormência e sudorese.
Comentários estão fechados.