Estudos apontam que uso de shampoo pode contribuir para o aumento de peso
Cientistas noruegueses publicam estudo que correlaciona os componentes químicos do shampoo com o sobrepeso.
Cada vez está mais difícil emagrecer conforme as recentes descobertas científicas que investigam o sobrepeso. E agora, com essa notícia de que até mesmo o uso de shampoo e condicionador pode engordar, a luta pode ficar ainda mais complicada. Embora essa ideia pareça absurda inicialmente, é o que apontam os cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Segundo esses estudiosos, as composições químicas do shampoo tem efeito sobre o metabolismo, aumentando o peso.
Leia mais: Açúcar das frutas: a frutose faz mal para a saúde? Entenda agora.
Entenda o estudo
Para chegar a esse dado, os pesquisadores fizeram análises profundas em 34 tipos diferentes de plásticos e suas composições químicas. Dessa forma, foi possível ver que existem nos produtos de higiene específicos para o cabelo, ao menos 11 substâncias que interferem no peso.
Nessa pesquisa também foi apontado que os condicionadores possuem essas mesmas substâncias. Esses seriam componentes frequentemente usados ainda nas garrafas de bebidas, esponjas de cozinha e produtos de cabelo.
Além disso, essas são apenas as substâncias que interferem no sobrepeso, pois o estudo encontrou mais de 600 outras nos shampoos. E todos eles você pode conferir lendo na íntegra o estudo que foi publicado na revista Environmental Science & Technology.
Investigando a obesidade
O estudo surgiu para desmistificar alguns pensamentos acerca da obesidade, de modo a concluir que outros elementos, além dos alimentares, contribuem para o caso. Portanto, assim como os shampoos, outros componentes químicos usados em nosso dia a dia também tem o potencial de interferir em nosso metabolismo.
Porém, no caso dos plásticos, shampoos e condicionadores, já está sendo comprovado que o uso desses produtos influencia na criação de células de gordura. Além disso, foi visto que essas células tendem a crescer rapidamente. Sendo assim, o shampoo tem efeito direto sobre o metabolismo.
Enquanto esses estudos prosseguem até que haja um consenso na comunidade científica, talvez o mais aconselhável seja repensar o quanto nós lavamos nossos cabelos. De qualquer forma, se essa matéria foi interessante para você, não esqueça de compartilhá-la com os amigos e familiares.
Comentários estão fechados.