Açúcar das frutas: a frutose faz mal para a saúde? Entenda agora

Saiba de uma vez por todas se a frutose é boa ou nociva para a saúde.

As frutas contêm vitaminas, minerais e compostos bioativos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, elas possuem um carboidrato chamado frutose, que é o seu açúcar. Nesse sentido, uma dúvida comum é se a frutose faz mal para a saúde, mas isso depende da quantidade ingerida. Veja agora a explicação.

Leia mais: Maçãs assadas no micro-ondas: Uma sobremesa saudável e prática!

Composição das frutas

Antes de tudo, é importante destacar que a composição das frutas, como mencionado inicialmente, conta com vitaminas, minerais, fibras, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que são extremamente importantes para o nosso corpo, pois previnem e combatem doenças.

Além desses componentes, as frutas também têm carboidratos, que são nutrientes responsáveis por fornecer energia para as nossas células, e por essa razão, também são importantes.

O carboidrato presente nas frutas e que o corpo absorve é a frutose, conhecida popularmente como açúcar das frutas. Porém, a quantidade de frutose varia muito de um alimento para outro. O abacate, por exemplo, tem pouca frutose, enquanto a banana tem uma quantidade maior.

Afinal, frutose faz mal para a saúde?

Em primeiro lugar, saiba que a frutose é o carboidrato com maior capacidade de adoçar os alimentos. Ela é mais doce que a própria glicose. Por esse motivo, seu uso é muito comum na indústria de alimentos, a fim de baratear o custo de produção.

Nesse sentido, são utilizadas grandes quantidades de frutose nos produtos industrializados, em concentrações muito maiores do que é comumente encontrado nas frutas. Sendo assim, a frutose pode causar prejuízos à saúde, como doenças hepáticas e obesidade, quando consumida em quantidades excessivas.

Se você consome cerca de três frutas por dia, que é a recomendação geral para uma alimentação saudável, a concentração de frutose presente nesses alimentos não vai causar nenhuma doença.

Por outro lado, se você tem o hábito de consumir sorvetes, doces industrializados, bebidas açucaradas e similares, é possível que você tenha problemas desencadeados não apenas pelo excesso de frutose, mas também por outros componentes desses produtos alimentícios que são nocivos à saúde, como a gordura vegetal e aditivos químicos.

Não deixe de consumir frutas por causa da frutose

Agora você já viu que a frutose só faz mal se o seu consumo for excessivo. Sendo assim, não deixe de consumir frutas por medo desse açúcar, uma vez que elas são alimentos naturais, fontes de diversos nutrientes e devem fazer parte da alimentação diária.

Enfim, evite alimentos industrializados, principalmente aqueles com uma longa lista de ingredientes, porque esses sim são prejudiciais para a saúde e não devem ser consumidos frequentemente.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More