Sílabas Complexas – O que são, exemplo, atividades

As sílabas complexas são aquelas que possuem duas consoantes e uma vogal. Confira agora alguns exercícios sobre sílabas complexas para trabalhar em sala de aula.

0

O que são sílabas complexas? Sílabas complexas são as que não possuem o padrão de uma consoante e uma vogal. Então, podem ser representadas por duas consoantes e uma vogal na mesma sílaba.

Como exemplo de sílabas complexas, pode-se citar: pra, par, bra, bar, dra, dar.

Na hora de aprender a ler, a criança pode se confundir nas sílabas complexas. Por isso, o ideal é que exercícios sejam preparados para que os pequenos aprendizes entendam essa separação de sílabas.

Confira agora algumas atividades para ensinar sílabas complexas.

Separar as sílabas

Nessa atividade, os estudantes exercitarão o que já sabem sobre separação de sílabas. Para iniciar o exercício, escolha palavras que os alunos são familiarizados.

Materiais necessários: 

  • Um quadro;
  • Recortes de letras;
  • Palavras com sílabas complexas;
  • Fita Crepe

Execução: Em primeiro lugar, escreva uma palavra (com sílaba complexa) no quadro. Após isso, peça para que um aluno separe as sílabas. Enquanto isso, o oriente a pronunciar a palavra em voz alta, para entender o som das sílabas.

Se o estudante acertar toda a separação silábica, o parabenize. Mas, caso tenha errado, ensine os alunos como fazer da forma correta.

Certo ou errado?

Nessa atividade, os alunos avaliarão o professor. Então, o educador escreverá palavras corretas e erradas para testar o conhecimento.

Materiais necessários: 

  • Plaquinhas verdes, de acordo com a quantidade de alunos;
  • Plaquinhas vermelhas, de acordo com a quantidade de alunos.

Execução: Faça uma listagem com palavras que os alunos já estejam familiarizados. Após isso, na lousa, separe essas sílabas. Oriente os educandos a levantar a plaquinha verde quando acharem que está correto e vermelho quando errado.

Após isso, explique aos estudantes qual a forma correta de separar cada sílaba complexa. Faça isso sucessivamente até se encerrarem as palavras.

Formar palavras

Nesse exercício, um processo inverso será realizado, pois a partir das sílabas complexas os alunos entenderão a forma como as palavras são formadas.

Materiais necessários:

  • Lista de palavras com sílabas complexas;
  • Lápis e borracha;

Execução: Para executar essa atividade, o professor entregará a lista com sílabas complexas. Após isso, os alunos deverão formar as palavas. No final, o educador deve demonstrar qual a separação correta, a diferença das sílabas e seus significados.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.