8 Exercícios para aprender a ler

Confira 8 exercícios para ensinar o seu filho a ler e contribua para o processo de aprendizado da criança em sua própria casa.

0

Uma grande estratégia para acelerar o processo de aprender a ler da criança, é praticando alguns exercícios em casa. Isso porque a criança de forma distraída e até mesmo inconsciente poderá se divertir enquanto pratica as atividades.

Porém, para que dê certo, os pais devem ter paciência com o ritmo da criança e entender que a família tem um papel fundamental para esse processo. Além disso, é necessário tempo e criatividade da parte dos pais.

Por isso, confira agora 8 exercícios para aprender a ler.

1.  Leia com seu filho

Leitura Compartilhada

Essa é uma das maneiras mais óbvias de ajudar seu filho a ler. Este método é muito importante por ser benéfico para o desenvolvimento da linguagem, além de aumentar o vocabulário e melhorar o desenvolvimento da criança.

E como bônus, melhora o relacionamento entre os filhos e os pais.

2. Sopa de letrinhas

Sopa de letrinhas

As sopas de letrinhas podem ser muito úteis. Você pode pedir para que a criança procure alguma vogal específica ou até mesmo consoantes. Isso fará com que a criança aprenda com mais facilidade e será uma influência positiva em seu aprendizado.

3. Construir palavras

Construir palavras - Exercícios para aprender a ler

Você pode recortar letras em tamanhos iguais e espalhar em cima de uma mesa, ou até mesmo no chão. Primeiro peça para que a criança leia quais letras ela consegue identificar e dependendo do nível, peça que ela comece a montar palavras.

4. Utilize imagens Utilize imagens

Associe imagens com as letras, pergunte para a criança qual o animal da figura, depois peça para que ela diga qual a letra. Esse processo auxilia na memorização das letras. Além disso, crie jogos, como o “Jogo da Memória” e separe as imagens da letra inicial.

5. Espalhe palavras pela casa

Espalhe palavras pela casa

Faça cartazes em partes da casa com algumas palavras, sempre na altura dos olhos da criança. Você pode também nomear os objetos na casa para que a criança sempre associe as palavras.

Depois de um tempo e dependendo do nível, você pode pedir para que a própria criança coloque as palavras nos locais. Isso além de ser divertido, faz com que a criança queira continuar aprendendo.

6. Cartazes com palavras

Essa prática é bem semelhante à anterior, mas consiste em um mural próprio com as letras do alfabeto e ainda inserir algumas palavras para o pequeno conseguir ler. O interessante é toda semana você adicionar palavras novas. Isso faz com que a criança exercite mais a prática da leitura.

Além disso, você pode colocar imagens para facilitar a criança na hora de associar as palavras.

7.  Faça cartões com sílabas

Faça cartões com sílabas

Faça cartões com diferentes sílabas e sugira à criança que faça palavras com as sílabas escolhidas. Você mesmo pode escolher as sílabas ou fazer um pequeno sorteio com sílabas aleatórias.

8.  Formando palavras
Formando palavras

Peça para que a criança procure algumas letras em jornais ou revistas. Peça para que ela a recorte e fome algumas palavras. Você pode pedir também para que ela procure as letras do próprio nome, ou até mesmo dê palavras mais difíceis para que ela forme.

Leia também: Fases do desenho infantil: Quais são e principais características

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.