Sinais de psoríase nas unhas: como diferenciá-los de micose
Apesar de serem inicialmente parecidas, existem diferenças entre a micose e a psoríase que afetam as unhas. Confira os detalhes por trás da condição e como procurar o melhor tratamento!
A psoríase não apenas causa problemas estéticos relacionados às unhas, mas diversos outros que podem atrapalhar o cotidiano.
Alguns dos principais são unhas frágeis e quebradiças, além da dor que pode acometer a região afetada, quando a pessoa toca algum objeto ou superfície.
A psoríase é uma condição que também consegue gerar problemas emocionais devido à aparência que gera. Assim, situações embaraçosas podem prejudicar a autoestima do indivíduo e trazer malefícios psicológicos.
Principais sintomas dessas condições
A psoríase ungueal apresenta sinais específicos que podem auxiliar na sua identificação, sendo alguns deles de fácil reconhecimento.
Alguns dos principais são pequenos sulcos nas unhas, unhas quebradiças, descolamento total ou parcial delas e sangue sob as unhas.
Outros indícios que podem surgir são o acúmulo de escamas ou crescimento ungueal sob a placa, além da descoloração branca, amarela ou marrom das unhas.
Por isso, caso você perceba tais sintomas, pode ser mais fácil distinguir essa condição da micose.
(Imagem: divulgação)
Outra característica que pode ajudar a diferenciar a psoríase da micose é que a primeira afeta não só as unhas das mãos e pés, mas também outras regiões do corpo.
Enquanto a micose atinge quase exclusivamente as unhas dos pés e causa um odor desagradável na região.
Como identificar a psoríase e realizar o tratamento?
Além dos aspectos que atingem as unhas e outras regiões do corpo, a micose ungueal apresenta coloração mais esverdeada e vagamente perolada, sendo um dos fatores que ajudam a diferenciar as condições.
Para identificar corretamente a causa do problema e distinguir entre a psoríase e micose, é indicada a visita a um médico dermatologista.
Com os procedimentos corretos, esse profissional facilmente poderá identificar os sintomas e recomendar o melhor tratamento.
Ao aparecer qualquer um dos sintomas de uma dessas condições, um especialista deve ser acionado. Ele vai identificar a doença e apontar os melhores tratamentos para cada tipo de condição.
Comentários estão fechados.