Alguns sinais do seu corpo para que você aumente a ingestão de fibras

Cuidado! O seu plano alimentar semanal pode precisar de uma maior quantidade de fibras, caso você sinta algum desses sintomas abaixo. Fique atento ao sinais.

Regulação intestinal, emagrecimento ou controle de compulsão alimentar: todos eles podem estar associados à ingestão de fibras alimentares. Segundo pesquisa realizada pelo FDA, os americanos não consomem nem a metade diária recomendada de fibras mensalmente. É importante avaliar se você não está cometendo esse erro!

Leia mais: Saúde mental: quais são os benefícios das fibras para a mente?

Confira agora quais são os sinais que o seu corpo emite quando precisa de mais fibras.

Fibras alimentares e sinais corporais

Estudos têm reforçado a importância de uma microbiota equilibrada, ou seja, um equilíbrio na quantidade de bactérias e fungos que vivem em nosso intestino. A microbiota tem inúmeros benefícios para o nosso organismo, logo as fibras se tornam de extrema importância para mantê-la em homeostase.

Estamos falando de carboidratos complexos que geralmente não são digeridos, mas que servem de alimento para bactérias que povoam o microbioma humano. Dessa forma, eles têm a função de prevenção e tratamento para prisão de ventre, diabetes e doenças cardiovasculares. Como saber que devemos aumentar a ingestão de fibras? Veja só:

Você está sempre com prisão de ventre

Uma dieta rica em fibras solúveis permite uma maior entrada de água nas fezes. Ela, consequentemente, ficará na consistência ideal para realizar a sua passagem pelo intestino. Dessa maneira, utilize a quantidade diária recomendada para evitar este problema.

Você está sempre com fome

Elas retardam o processo de digestão, o que mantém a glicose sérica (níveis de glicose no sangue) estável. Dessa forma, além de evitar a diabetes – pois os níveis de glicose não variam bruscamente –, as fibras também aumentam a saciedade.

Você está ganhando peso anormalmente

Esse item relaciona-se com o que foi apontado logo acima. Quando a dieta é pobre em fibras, as pessoas tendem a comer de maneira desequilibrada. Dessa forma, situações de compulsão alimentar podem ocorrer. E não só isso! A pessoa pode engordar muito. Essa questão irá variar de acordo com o seu metabolismo.

Você está sempre com fome

Elas costumam retardar a digestão de carboidratos simples. Com uma dieta pobre nesse sentido, as pessoas alcançam picos glicêmicos rapidamente e, logo em seguida, há uma queda brusca nos mesmos níveis. É por isso que o ideal é optar por fontes de fibras de carboidratos complexos. Eles serão digeridos aos poucos, logo você não terá um rápido pico, visto que ele se manterá constante ao longo das horas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.