Toda pessoa tóxica apresenta esses CINCO sinais; veja quais são
Passivo-agressividade é um dos comportamentos das pessoas tóxicas.
Identificar os sinais de uma pessoa tóxica pode te ajudar a entender porque muitas vezes você se sente desconfortável ao lado de uma pessoa, mesmo quando ela não é abertamente má com você.
Leia mais: O que é mentalidade de abandono e como ela pode alimentar relações tóxicas
Um dos componentes muito utilizados pelas pessoas tóxicas é a passivo-agressividade, que consiste em uma tendência de insultar ou ser hostil com alguém de modo indireto.
Para te ajudar a identificar como as pessoas tóxicas agem por meio da passivo-agressividade, confira a lista a seguir com os principais comportamentos adotados por elas.
5 sinais de que uma pessoa é tóxica
Tratamento do silêncio
O castigo do silêncio consiste em ignorar uma pessoa, seja em uma resposta ou até fingindo que ela não está presente em certo local. O tratamento do silêncio é um comportamento passivo-agressivo e acontece de modo a fazer você se questionar se é proposital ou não.
Insultos ditos com sutileza
Insultos sutis são difíceis de serem identificados, porque normalmente vêm acompanhados de elogios. Algo como “seu trabalho ficou ótimo, quase tão perfeito quanto o de Ana”, é uma forma de insulto disfarçado. Assim, a pessoa insulta algum ponto fraco na sua personalidade para te deixar inseguro.
Comportamento mal-humorado
Pessoas mal-humoradas costumam reclamar de tudo ao seu redor. Atitudes como criticar alguém ou não sorrir para colegas são comuns. Esse comportamento pode fazer os outros se sentirem desconfortáveis ao lado dessa pessoa, e muitas vezes eles não sabem nem o porquê se sentem assim.
Teimosia
A teimosia pode se caracterizar como uma forma de punir alguma pessoa, principalmente quando é feita apenas para incomodar alguém ou para fazer os outros ouvirem os seus argumentos. Nem sempre a teimosia é uma qualidade negativa, mas é preciso entender o motivo que está por trás dessa atitude.
Dificuldade para terminar atividades
A tendência de atribuir a responsabilidade a outras pessoas pelas suas atividades ou o não cumprimento de prazos, quando não associados a eventos externos, como problemas familiares, pode se caracterizar como um comportamento tóxico e passivo-agressivo.
Como lidar com uma pessoa tóxica?
Uma das formas de lidar com o comportamento passivo-agressivo dos indivíduos tóxicos é ignorar a agressão. Você também pode perguntar: “Eu senti que você está querendo me dizer X, é isso mesmo?”. Assim, é possível desarmar a pessoa.
Caso você entenda que o comportamento de hostilidade indireta lhe faz mal, manter distância também é outra atitude recomendada.
Comentários estão fechados.