Sinais e sintomas que podem indicar diabetes: confira se você tem algum deles

A diabetes é uma doença silenciosa, mas que pode ter alguns sinais e sintomas bem específicos. Entenda um pouco mais sobre esse assunto.

A diabetes é uma doença crônica que pode levar muito tempo para manifestar sinais e sintomas. Mas não se engane, pois essa doença é traiçoeira e pode ter complicações muito graves. Sendo assim, veja agora quais são os sinais de diabetes e ligue o alerta caso você tenha algum deles.

Leia mais: Confira as frutas que podem ser aliadas na hora de controlar a glicose

Diabetes – Um mal silencioso

A pessoa que tem diabetes fica com a glicemia (açúcar) no sangue muito elevada. Isso pode ocasionar ganho de peso e uma série de desfechos negativos, como comprometimento dos rins, dos olhos, e perda da sensibilidade na pele.

Você certamente já ouviu falar do pé diabético, que é uma das maiores causas de amputações desse membro, não é mesmo? Isso ocorre justamente pela perda da sensibilidade, ou seja, a pessoa se machuca e não percebe. Aliado a isso, pessoas diabéticas possuem maior dificuldade de cicatrização.

As consequências negativas dessa doença são inúmeras, mas iremos focar nos principais sinais que você deve prestar atenção e investigar, caso comece a notar que possui algum deles.

1. Excesso de urina

A urina excessiva (poliúria) é um dos principais sinais de diabetes. Isso porque os rins trabalham para eliminar substâncias indesejáveis para o nosso corpo na forma de xixi. Então, quando há glicose em excesso no organismo, os rins entendem que precisam eliminá-la e aumentam a produção de urina para expulsar esse açúcar em excesso.

Em condições normais não deve haver perda de glicose através da urina, mas quando há excessos (geralmente quando a glicemia é maior do que 180 mg/dL) e essa perda acontece, recebe o nome de glicosúria.

2. Sede excessiva

Uma vez que há maior produção de urina, há menor concentração de água no organismo, certo? Então, como vimos anteriormente, um dos sinais de diabetes é a poliúria, e consequentemente, a pessoa também fica com mais sede, que é chamada de polidipsia.

3. Fome descontrolada

As células do nosso corpo precisam de glicose para funcionar adequadamente. No entanto, quando existe diabetes, essas células não recebem glicose suficiente, e um dos mecanismos do corpo para tentar resolver essa questão é liberando substâncias que aumentam a fome. Por isso, a polifagia (fome excessiva) é um dos sintomas de diabetes.

4. Manchas escuras

Pessoas com a diabetes descontrolada podem apresentar manchas escurecidas nas dobras do pescoço e dos braços, que são chamadas de acantose nigricans. Essas manchas aparecem geralmente em quem tem diabetes tipo 2, em decorrência do excesso de insulina no organismo, que está resistente à sua ação.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More