Sinais de que seus grãos de café estão estragados
Você não vai querer tomar um cafézinho sabendo que seus grãos estão estragados, não é mesmo? Veja agora, algumas formas de identificar e evitar o consumo.
Até mesmo o café, uma das bebidas preferidas no Brasil e no mundo, pode estragar se não for corretamente armazenado. Em vez do café em pó, diversas pessoas preferem utilizar grãos frescos para produzir a bebida, graças ao sabor mais refinado. O problema é que os grãos precisam ser guardados de forma correta para não estragarem. Por isso, veja alguns sinais de que os grãos de café estão estragados.
Como identificar que seus grãos de café estragaram?
Antes de tudo, vale mencionar que esses sinais nem sempre são evidentes e claros. Além disso, a depender do tipo de grão, os indicativos podem mudar, mas sempre existem sinais.
Aroma
A primeira característica que deve ser observada para identificar grãos estragados é o cheiro deles. Se sentir cheiro de mofo ou bolor, provavelmente estão ruins e são perigosos para consumo, pois os grãos devem ter um aroma forte e intenso. Mas se não tiver certeza sobre o cheiro, existem outros fatores.
Aparência dos grãos
Se os grãos estiverem com pouca coloração ou com aspecto oleoso, provavelmente não estão bons. Alguns grãos também podem parecer brilhantes, devido aos óleos que escaparam e geram um sabor desagradável.
Outro aspecto é sua rigidez, grãos devem ser crocantes quando ao apertá-los e não, macios.
Tempo desde a torra
Em média, grãos de café começam a estragar 2 semanas após serem torrados. Portanto, fique atento a esse período. Além de sentir seu cheiro, você pode inspecionar e degustar para avaliar sua qualidade.
Dicas de armazenamento
Para garantir que seus grãos não vão estragar antes da hora e vão fazer um saboroso café, siga estas dicas: armazene seus grãos em frascos herméticos e em locais frescos e secos. Lembre-se de consumi-los até no máximo duas semanas após o período da torra. Por fim, lembre-se sempre de avaliar a aparência dos seus grãos antes de utilizá-los.
Comentários estão fechados.