6 sintomas que indicam a presença da diabetes tipo 2 na vida da criança
Os sintomas da diabetes tipo 2 podem se manifestar desde cedo. Saiba como identificá-los.
A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que pode se desenvolver em qualquer idade, embora os casos antes da puberdade sejam incomuns. Além disso, essa condição desenvolve-se lenta e gradualmente, o que dificulta o diagnóstico em crianças. No entanto, de acordo com alguns estudos, muitas crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam essa condição. Veja a seguir alguns sintomas que indicam a presença da diabetes tipo 2 na vida da criança.
Leia mais: O uso de chás para tratar diabetes do tipo 2 é real; Confira as melhores opções
Sintomas da diabetes tipo 2 nas crianças
De fato, todos os sintomas são semelhantes tanto em crianças e adolescentes quanto nos adultos. Por isso, uma criança com diabetes tipo 2 pode apresentar alguns sinais de alerta. Veja a seguir quais são esses sintomas.
- Aumento da vontade de urinar
Crianças com diabetes tipo 2 podem passar a fazer mais xixi do que antes de ter a doença. Isso ocorre porque quando há muito açúcar no sangue, o corpo coloca para fora parte do açúcar pela urina, e o excesso de água segue o fluxo.
- Maior necessidade de beber água
É muito comum que crianças que são portadoras dessa condição sintam maior necessidade de beber mais líquido, geralmente água, do que o habitual. Isso porque o aumento do ato de urinar pode levar à desidratação, e consequentemente, aumentar a vontade de ingerir líquidos.
- Cicatrização lenta
No caso de alguma ferida na criança demorar muito para cicatrizar, é melhor ficar de olho. Pois, altos níveis de açúcar no sangue podem levar a tempos prolongados de cicatrização de feridas e infecções de pele.
- Fadiga
Se o corpo não controlar o açúcar no sangue de forma eficaz, as crianças podem sentir-se com mais fadiga frequentemente. Sendo assim, nesse caso, o desconforto físico e emocional também pode levar à depressão geral.
- Escurecimento da pele
A resistência à insulina pode levar ao desenvolvimento de uma doença de pele chamada “acantose nigricans”, que faz com que as áreas da pele escureçam. Preste atenção nas axilas e na nuca, que são as áreas mais afetadas.
- Visão turva
Além disso, a condição da visão do portador da diabetes tipo 2 também pode ser afetada. Por ter altos níveis de glicose no sangue, pode haver uma maior dificuldade no foco desse órgão.
Comentários estão fechados.