O uso de chás para tratar diabetes do tipo 2 é real; Confira as melhores opções

Consumo do chá preto, branco e até de camomila ajudam a diminuir o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

O brasileiro tem o privilégio de possuir em sua natureza uma riqueza de ervas medicinais que permite tratar e cuidar de diversas condições de saúde, como é o caso dos diabéticos, por exemplo. Aqui, veremos sobre o poder que os chás tem para ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, especificamente. Confira a seguir!

Leia mais: Você sabia que a diabetes pode estar associada ao uso de cigarros eletrônicos?

O que é diabetes tipo 2?

A diabetes do tipo 2 começa com a resistência à insulina que o próprio corpo produz. Esse hormônio natural é o responsável por colocar o açúcar adquirido pelos alimentos (glicose) para dentro das células.

De forma mais simples, a insulina é produzida, mas não consegue executar a sua função de forma correta e, por isso, o pâncreas tenta compensar acelerando a produção desse hormônio.

Aumento de casos de diabetes tipo 2

O aumento do diabetes tipo 2 atinge níveis elevados de números registrados na coleta de dados, podendo ser vista em grande parte do mundo. Segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), só no Brasil, a incidência desse problema aumentou 61,8% nos últimos 10 anos.

As vantagens dos chás para diabéticos

Existem pesquisas que já comprovam o quão benéficos os chás podem ser para os diabéticos, principalmente o chá preto e o chá branco, pois ajudam o corpo a controlar melhor o metabolismo da insulina. Veja a seguir alguns dos benefícios:

  • Controle da pressão arterial;
  • Diminuição no risco de desenvolver a diabetes tipo 2;
  • Melhora a sensibilidade à insulina;
  • Evita que os coágulos sanguíneos ocorram;
  • Previne o aparecimento de doenças cardíacas;
  • Diminui as chances do aparecimento de câncer.

Como os chás podem ser benéficos para os diabéticos?

Os chás preto, verde e branco, por exemplo, têm propriedades chamadas de polifenóis, que estão associados ao controle de desordens metabólicas induzidas pelo diabetes. Por isso, a razão pela qual os cientistas acreditam que podem aumentar a sensibilidade do corpo à insulina é a presença dessa substância nos chás.

Outro exemplo: Chá de camomila com canela

Além disso, o chá de camomila com canela é considerado um excelente remédio para diabetes tipo 2, que pode levar a alguns danos se não for tratado adequadamente. Por isso, o seu consumo diário pode reduzir a concentração de ALR2 (enzimas) e sorbitol se estiverem em grande presença, características que levam à condição de diabetes.

Além disso, o pau de canela tem propriedades benéficas para pessoas com diabetes, facilitando o controle do açúcar no sangue. Por fim, por causa desses fatores, a canela é essencial na vida de muitas pessoas com diabetes.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.