Sisu 2022: Confira as datas, regras e o funcionamento do sistema para entrar em uma universidade pública
O Sisu utiliza a nota do último Enem para classificar os estudantes que desejam ingressar em universidades públicas.
O Sistema de Seleção Única (Sisu) é o programa utilizado pelo governo para a oferta de vagas em universidades públicas do Brasil. Para a classificação desses candidatos, o Sisu aceita como critério somente a nota do Enem do ano anterior.
Além disso, o Sisu abre inscrições regularmente duas vezes ao ano, oferecendo vagas para o primeiro semestre e depois para o segundo. Assim, as inscrições para o primeiro semestre de 2022 já têm data definida: a partir do dia 15 de fevereiro.
Leia mais: Divulgado mapa das vagas em universidades para a 1ª edição do Sisu.
No entanto, o Sisu apresenta regras específicas que podem desclassificar alguns candidatos, mesmo que eles tenham realizado o Enem. Por isso, separamos os pré-requisitos para você ficar por dentro, bem como o calendário do programa e os critérios de avaliação. Confira!
Pré-requisitos para se inscrever
Ingressar em uma instituição de ensino superior pública por meio do Sisu envolve um critério de seleção particular. Logo, é necessário que os candidatos fiquem atentos às regras desde antes da prova, pois o Sisu aceitará apenas:
- Candidatos que fizeram a última prova do Enem;
- Os que não zeraram a prova de redação do Enem;
- Candidatos que não participaram da prova do Enem na modalidade treineiro.
Portanto, se você cumpre esses requisitos, espere até 15 de fevereiro, quando você poderá fazer a sua inscrição por meio do site do Sisu. E lembre-se que para acessá-lo, você deve ter criado uma senha e login no gov.br.
Calendário Sisu 2022
Foi publicado dia 18 de janeiro o calendário oficial do SISU no Diário Oficial da União e que pode ser lido na íntegra neste edital. Assim, para a inscrição para o primeiro semestre de 2022, já estão definidas as datas para inscrições, resultados e lista de espera.
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro pelo site do Sisu;
- Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro;
- Matrícula dos aprovados na chamada regular: 23 a 28 de fevereiro;
- Inscrições na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro.
Então, fique atento a essas datas para não perder os prazos, o que pode implicar sua desclassificação no processo. Ademais, desejamos boa sorte em sua jornada, e pedimos que você compartilhe essa matéria com os amigos que estão esperando o Sisu!
Comentários estão fechados.