SiSU 2023: veja cronograma, como se inscrever e muito mais

As inscrições para o primeiro semestre de 2023 acontecem de 16 a 24 de fevereiro. Fique atento!

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma de seleção para o ingresso em universidades públicas brasileiras. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que permite aos estudantes se inscrever em diversas instituições de ensino superior ao mesmo tempo, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As inscrições para o primeiro semestre deste ano acontecem de 16 a 24 de fevereiro, conforme aponta o edital. Apesar de ter havido a antecipação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, que foi anunciada pelo MEC, não houve alteração nas datas para inscrição. Deseja realizar a sua? Fique ligado!

É preciso ter prestado o Enem 2022 e não ter zerado na redação. Os interessados devem fazer a inscrição no site.

Como realizar a inscrição no SiSU

Antes de mais nada, é necessário escolher duas opções de curso. Pesquise as vagas disponíveis pelo nome do seu município, da instituição ou do curso. Nos primeiros dias de inscrição, não será exibida a nota de corte necessária para concorrer, mas lembre-se que ela sempre pode oscilar.

A lista de aprovados na chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro de 2023. Caso você não seja aprovado, não se desespere. É possível participar da lista de espera de um dos dois cursos do seu interesse. Esta etapa só se concretiza quando vagas não forem preenchidas na primeira chamada. A opção fica disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.

Atenção ao cronograma

  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultados: 28 de fevereiro;
  • Nota considerada: Enem 2022.

A inscrição para o SiSU acontece duas vezes ao ano. Normalmente no início do ano letivo e no meio do mesmo. É importante ficar atento aos prazos e às regras do edital, pois tudo pode mudar a cada edição.

O sistema é a principal porta de entrada dos alunos para diferentes instituições, sem que seja preciso realizar vários processos seletivos separados para faculdades distintas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.