SiSu: adesão das instituições terá início no dia 22/05, de acordo com o MEC

Na última segunda-feira, 15, o MEC publicou o edital que representa o início da adesão das instituições de ensino superior. Confira!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Edital nº3, que estabelece o cronograma e os procedimentos para a adesão das instituições públicas de educação superior ao segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Foi definido, portanto, que o prazo para adesão terá início em 22 de maio, terminando no dia 26 de maio. As instituições terão um período adicional para consertar o documento de adesão, se necessário, que vai de 29 de maio até as 23h59 do dia 9 de junho.

É responsabilidade exclusiva da instituição participante do Sisu detalhar, ao documentar a adesão, as condições exatas para a concorrência de vagas no Sistema Único.

Ou seja, as instituições devem verificar o prazo para retificar o documento de adesão, que deverá ser assinado digitalmente por meio do sistema de gestão do Sisu.

MEC iniciará adesão de instituições para o SiSu

As instituições federais de educação superior que aderem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem cumprir integralmente as regras estabelecidas pela Lei n.º 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, independentemente do número de vagas disponibilizadas pelo Sisu.

Isso significa que as instituições devem seguir todos os critérios obrigatórios da Lei, como a reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, além de considerar outros critérios opcionais, como a reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência, entre outros.

O Edital n.º3 destaca que apenas os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2022, serão considerados para a seleção dos candidatos às vagas oferecidas pelo processo seletivo do Sisu no segundo semestre de 2023.

O edital específico do Sisu, que abordará as inscrições dos candidatos e estipulará o prazo para as inscrições, será divulgado em momento posterior pelo MEC. Agora, portanto, foi publicado apenas o anúncio para a adesão das universidades.

Todo o cronograma será amplamente divulgado pela instituição e a abertura das inscrições está programada para a segunda quinzena de junho. Até lá, será necessário aguardar detalhes sobre o período de inscrição e candidatura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.