Sofre com insônia? Esta técnica de respiração pode te ajudar a ter noites tranquilas

De acordo com uma respeitada hipnoterapeuta, uma respiração mal executada, mesmo que inconscientemente, pode “roubar” o seu sono. Veja como regular isso!

Cada vez mais pessoas relatam ter desenvolvido problemas para dormir, apresentando sinais claros de insônia.

Por sua vez, a insônia pode ter desde causas agudas, como estresse elevado e excesso de cafeína ou adrenalina na corrente sanguínea, como também causas crônicas, por assim dizer, quando tem a ver com questões hormonais.

Contudo, não é segredo que uma má respiração, isto é, distúrbios respiratórios, que podem aparecer durante o sono, prejudicam o descanso.

Na verdade, em muitos casos o que existe não é nem mesmo a insônia, mas sim uma incapacidade de pegar no sono profundamente. Nesses casos, as pessoas relatam que “acordam cansadas”.

Surgindo como uma luz no fim do túnel para ajudar essas pessoas que têm dificuldades para dormir, a hipnoterapeuta Clare Longstaffe ensina uma técnica de respiração que parece ser eficaz para acabar de vez com a insônia.

(Imagem: divulgação)

Técnica de respiração 4-7-8: para acabar de vez com a insônia

De acordo com Longstaffe, articular a respiração é fundamental para colocar o corpo em relaxamento e alcançar as tão sonhadas noites de sono reparador.

Para ilustrar isso, ela desenvolveu a técnica de respiração 4-7-8, que basicamente desacelera a respiração normal, reduzindo o ritmo do metabolismo, o que consequentemente “pacifica” o corpo em todos os sentidos.

A execução dessa técnica é muito simples. Entenda nesse tutorial:

  1. Procure um sofá ou cama confortável e acomode-se se forma confortável;

  2. Em seguida, relaxe o corpo e comece a inspirar de forma profunda e o mais lentamente possível;

  3. Agora, feche a mão direita e deixe o polegar sobre o dedo indicador. Na mão esquerda, apenas coloque as pontas dos dedos na palma, bem levemente;

  4. Depois disso, inspire profundamente e respire lentamente por cinco vezes. Ao terminar, inverta as posições das mãos e respire relaxadamente por mais cinco vezes;

  5. Para finalizar, pegue o polegar da sua mão direita com todos os dedos da sua mão esquerda e puxe-o levemente para cima. Enquanto isso, respire profundamente por cinco vezes;

  6. Repita o passo anterior com todos os dedos, de ambas as mãos. Ao final do processo, você estará mais relaxado e conseguirá dormir melhor.

Todo o processo indicado por Clare Longstaffe tem como base uma espécie de distração para o cérebro, além da regulagem da respiração. Com isso, o estresse é dissipado e a musculatura corporal é descontraída.

A dica final é repetir essa técnica sempre que um pico de tensão ou estresse for notado. Experimente!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.