Tudo que você precisa saber sobre o Soldadinho-do-araripe

Conheça a ave extremamente rara que é símbolo da preservação do meio ambiente no Ceará.

0

O belo e criticamente ameaçado Soldadinho-do-araripe foi descoberto pela primeira vez em 1998 por Galileu Coelho e Weber Silva. Foi nomeado cientificamente como Antilophia bokermanni em homenagem ao biólogo Werner Bokerman, que morreu em 1995.

Os machos são espetacularmente padronizados, com plumagem branca pura, ponta das asas e cauda pretas e a cabeça vermelha. As fêmeas, em contraste, são de cor verde-oliva fosco, com uma barriga mais pálida e um tufo menor de penas acima do bico.

Características

Muito pouco se sabe sobre esta espécie rara. Geralmente botam dois ovos durante o ciclo reprodutivo e foi relatado que se alimentam de frutas e alguns artrópodes. A ave mede aproximadamente 15 cm. Acredita-se que os machos fazem uma espécie de dança para atrair as fêmeas durante o período de reprodução.

Habitat

Endêmico no Brasil, onde só foi encontrado em uma área muito pequena na base da Chapada do Araripe, no sul do Ceará. Embora muito pouco seja conhecido da espécie, acredita-se que a população seja de apenas 800 indivíduos.

Podem ser encontrados ao longo das encostas da chapada e nas partes onde há abundância de vinhas, bem como clareiras. Está sempre próximo de fontes de água e é, portanto, um bom indicador da qualidade ambiental do local.

Ameaças

O Soldadinho-do-araripe é classificado como ‘Criticamente Ameaçado’ na Lista Vermelha da IUCN desde 2007. Embora as ameaças enfrentadas por esta espécie ainda não sejam totalmente conhecidas, acredita-se que a perda e degradação de seu habitat, invasão humana, agricultura e criação de gado são os principais fatores de risco.

A região da chapada sofreu intensa invasão humana e a localidade em que a espécie foi descrita pela primeira vez foi transformada em um parque recreativo.

Conservação

Um projeto, apoiado pelo British Petroleum Conservation Leadership Programme, está em andamento para lançar luz sobre a ecologia desta espécie e avaliar as principais ameaças que o Soldadinho-do-araripe enfrenta, bem como oportunidades para sua conservação.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.