Somente 4 estados oferecem a nova carteira de identidade
Os outros estados ainda se encontram com a emissão em fase de testes.
A carteira de identidade que conhecemos deixará de existir em breve com a chegada da nova versão, que era para começar a ser implementada no país inteiro até o final de março. Contudo, até agora existem apenas 4 estados que oferecem a nova carteira de identidade para todos. Aqui estão eles.
Confira os únicos estados prontos para emitir a nova carteira de identidade
Em março de 2022, foi anunciado o surgimento da CIN, documento que aparece para substituir a carteira de identidade que conhecemos. Ao anunciar, o governo definiu o prazo de um ano para que todos os outros estados se adequassem ao novo documento.
Sendo assim, a nova carteira de identidade era para começar a ser emitida em todos os estados do território brasileiro até o início deste mês. Porém, a realidade é que, até agora, apenas 4 dos 26 estados estão prontos para emitir essas identidades para todos. São eles: Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina.
Por conta disso, o governo resolveu prorrogar o prazo, o qual agora será até o dia 6 de novembro. Enquanto isso, os outros 22 estados e o Distrito Federal estão em fases de teste ou implementando a CIN.
A CIN até agora
Por enquanto, a emissão deste documento ainda é limitada em alguns lugares ou para alguma parcela da população em 10 estados. São eles: Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
No Rio de Janeiro, por exemplo, apenas crianças de até 11 anos as quais já tiverem CPF podem emitir a CIN.
Para os outros 12 estados, o governo se comprometeu em ajudar para que estivessem prontos para emitir a todos até novembro.
Como irá ocorrer a mudança?
A mudança irá acontecer de forma gradativa e gratuita, portanto não há com o que se preocupar. Além disso, os RGs atuais possuem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. Para aqueles que estiverem precisando de um novo RG, mas ainda não têm como adquirir a CIN, os estados seguem emitindo RG normalmente por enquanto.
Como será a CIN?
A CIN é um documentões que haverá as informações mais importantes do cidadão.São elas:
- Nome da pessoa e nome social (quando houver);
- CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
- Nomes da mãe e do pai (quando houver);
- Órgão expedidor, local e emissão;
- QR Code para validação eletrônica;
- Informações sobre tipo sanguíneo;
- Informações sobre doação de órgãos.
Comentários estão fechados.