Cartão com QR Code integrará benefícios de aposentados e pensionistas

O cartão terá um QR Code que vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários.

Carlos Lupi, atual ministro da Previdência Social, anunciou que será lançado em março um cartão dedicado a unificar benefícios sociais. O novo cartão se chamará Cartão do Beneficiário e deverá fornecer recursos para passagens gratuitas de ônibus e metrô, descontos em farmácias e viagens, destinados somente para aposentados e pensionistas. Entenda como funcionará.

Novo cartão para aposentados

Segundo Lupi, o cartão terá um QR Code que vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil.

O Beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, disse Lupi.

Segundo o atual ministro, o cartão poderá ser usado para beneficiários do INSS que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Após essa fase de teste, o ministro disse que deve conversar com outros bancos privados.

Entenda como funciona o QR Code

O QR Code (Quick Response Code) é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser lido por meio de um smartphone ou outro dispositivo com câmera. Ele contém informações codificadas, que podem ser um texto, um endereço de website, um número de telefone, entre outros dados.

O uso do QR Code tem crescido rapidamente nos últimos anos, impulsionado pela popularidade dos smartphones e da tecnologia móvel em geral. Ele é fácil de ser criado e lido, além de ser uma ferramenta versátil e útil em diversas situações.

Com a popularização dos pagamentos móveis, o QR Code também tem sido utilizado como forma de pagamento em diversas partes do mundo, sendo uma alternativa mais segura e prática ao dinheiro em espécie. No caso dos aposentados e pensionistas, o cartão terá QR Code e funcionará como forma de efetuar o pagamento de passagens, entre outras possibilidades.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.