Start-up de robótica apoiada pela OpenAI já tem robôs humanoides atuando

Os robôs humanoides criados pela start-up são capazes de auxiliar em tarefas diárias e trabalho braçal, como carregar caixas.

A 1x Technologies, uma empresa de robótica humanoide apoiada pela OpenAI, criadora do ChatGPT, está lançando robôs androides com Inteligência Artificial incorporada.

Veja também: Google Bard no ar! 180 países receberão a nova inteligência artificial

De forma bem sucedida, os exemplares do robô EVE já figuram como guardas de segurança em alguns locais selecionados da Europa e dos Estados Unidos. Ou seja, conseguiram integrar-se em ambientes profissionais.

O fato ganha ainda maior destaque quando comparado com uma ação da Tesla, de Elon Musk, que também está investindo em um modelo de robô humanoide, o Optimus.

O robô EVE está em operação desde abril deste ano. Segundo o CEO e fundador da 1X, Bernt Bornich, ele superou suas expectativas iniciais.

Entenda o robô humanoide EVE, financiado pela OpenAI

Reprodução

Como é possível ver na imagem, EVE é equipado com cabeça, braços e mãos, e consegue movimentar-se autonomamente com rodas.

Eles são testados em cenários reais antes de serem implementados em locais de trabalho.

Quando na ativa, eles são supervisionados por seres humanos. Na hipótese de qualquer problema com o robô, os profissionais de segurança humanos podem assumir o controle do seu corpo e neutralizá-lo.

Ponderando expandir o campo de atuação de EVE, Bernt Bornich acredita que os robôs em breve também poderão ser empregados como cuidadores de idosos.

Sua integração em funções de trabalho reais trará consigo dados potencialmente úteis visando treinar o android para outras tarefas no futuro.

Ao contrário de outros robôs não humanoides, dentre as suas capacidades, ele consegue abrir portas e janelas e manipular objetos. Apesar de parecer simples à primeira vista, é um avanço que já está sendo demonstrado ao público.

Além disso, EVE tem uma face em LED que permite que ele exiba reações.

Perspectivas sobre o futuro

Quando o CEO da 1X foi questionado sobre quais são as vantagens de ter um robô igual EVE, foi respondido que eles possuem o potencial de resolver a escassez de mão-de-obra em um prazo curto.

Logo, ele espera que os problemas sejam resolvidos nos próximos cinco a dez anos. A estimativa é muito semelhante com a da OpenAI.

Conforme destacado no site da 1X, a empresa está desenvolvendo NEO, um assistente android inteligente.

Ele terá locomoção bípede, o que o permite andar igual um ser humano, mas através de suas rodas.

Sobre a 1x Technologies

Anteriormente conhecida como Halodi Robotics, a 1x Technologies foi fundada em 2015.

Atualmente opera em dois escritórios, um deles em Moss, na Noruega, e outro em Dallas, nos Estados Unidos.

Com US$ 23,5 milhões em financiamento provenientes do OpenAI Startup Fund, a empresa não está construindo apenas robôs.

Eles também estão criando modelos de linguagem que fazem com que os robôs entendam e executem comandos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.