Startups encontram nova maneira de remunerar seus funcionários

Possuir altos ganhos financeiros, se associar a uma empresa e sentir-se dono são elementos que "stock options" prometem para seus funcionários.

Possuir altos ganhos financeiros, se associar a uma empresa e sentir-se dono são elementos que “stock options” prometem a seus funcionários que optarem por este plano de compra de ações. É uma possibilidade de o colaborador comprar ações por um valor pré-fixado, que é muitas vezes um valor inferior ao de mercado, isto é, um programa de incentivo a longo prazo baseado em ações. Essa prática está ganhando força entre os fundadores de startups para promoção e engajamento de seus talentos.

Entretanto, é necessário que haja transparência e uma verificação antes de fechar o negócio de venda de pacote de ativos, e paciência para aguardar os lucros, que ainda são incertos e dependem da evolução da empresa.

Os tempos são turbulentos na área das empresas de tecnologia, especialmente para os “unicórnios” (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), que promovem uma onda de demissões em 2022. Outro ponto, o advogado tributarista Marcello Leal aponta que a concessão de stock option não garante um ganho efetivo para os funcionários, visto que só a venda da ação com valor superior traz lucro.

Na nova startup de finanças cujo objetivo é automatizar a divisão de despesas, fundada em novembro de 2021, a Noh, funciona com o empregado entrando na empresa e escolhendo uma porcentagem de ações. Isso é, todos os funcionários, desde o primeiro dia da Noh tem a opção de aderir ao stock options.

A flexibilidade no momento da escolha do modelo de stock options também se estende ao momento de compra e venda. Depois de um ano trabalhando na empresa já é possível comprar ou vender ações da Noh e a compra dessas ações são oferecidas mensalmente e proporcional aos meses de trabalho. “Acho que dar um pedaço da empresa é o mais próximo que eu consigo fazer para eles realmente serem donos. Eles têm tanto risco quanto o próprio fundador”, diz.

Zucato enxerga nas stock options uma oportunidade de mudar mais rápido o patamar financeiro “É um direito seu adquirido “com o teu suor”, pelo seu trabalho, por todos os dias em que você acordou de manhã, veio trabalhar e tentou fazer alguma coisa diferente”, ressalta

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More