Suas aulas podem se tornar mais divertidas com essas 4 dinâmicas para fazer com os alunos
Algumas atividades podem envolver ainda mais os alunos em torno do aprendizado.
Mudanças no ensino são impulsionadas pela tecnologia, que torna aprendizado cada vez mais inclusivo. Para os professores, é importante pensar em dinâmicas para usar em sala de aula, com objetivo de integrar estudantes e trazer atenção do estudante para o conteúdo ensinado.
O ideal é lembrar que, atualmente, o professor deixa de ser o dono exclusivo do conhecimento para também aprender com os estudantes. Assim, as dinâmicas para usar em sala de aula não podem deixar de lado o protagonismo dos estudantes na relação ensino-aprendizado.
Dinâmicas para auxiliar no aprendizado
A seguir, veja algumas dinâmicas para fazer com os alunos e tornar o ambiente da sala de aula ainda mais interessante.
Brincar de mímica
Com dois grupos divididos, cada equipe escolhe uma palavra para fazer uma mímica para outra equipe. As palavras devem ter a ver com o conteúdo ensinado em sala de aula e pode ser feito em qualquer matéria.
A ideia é que todos participem, por isso, é importante alternar os participantes entre cada equipe.
Aula invertida
Para essa dinâmica, o professor disponibiliza para os estudantes qual vai ser o conteúdo da aula, assim como todo material de apoio, e eles podem chegar à classe com dúvidas, curiosidades e novas informações.
Do mesmo modo, com a sala de aula invertida, o professor pode se tornar um mediador, ao instigar os alunos com perguntas sobre o tema, mas estimulando a participação e o protagonismo.
Aprender de maneira teatral
Organizar o ensino de maneira teatral vai exigir um pouco de criatividade, mas é superdivertido para implementar em sala de aula. Um ótimo exemplo pode ser a interpretação de determinado conteúdo, recitar palavras, fórmulas, entre outros.
Além de história, as peças teatrais em sala de aula podem ser usadas em biologia, língua portuguesa e química.
Cápsula do tempo
Com essa dinâmica, o professor pode conhecer melhor o aluno, mas é uma maneira reflexiva de fazer com que o aluno descubra como sua vida muda ao longo de um ano.
É possível perguntar sobre gostos pessoais, musicais, lembranças alegres, tristes, quem são os amigos mais próximos, matéria predileta, o que espera do ano, etc.
Ao fim do ano letivo, o professor pode devolver para o aluno e ele vai conseguir analisar sua mudança e seu crescimento.
Comentários estão fechados.