Suas unhas podem ajudar a identificar doenças

Mudanças nas unhas podem indicar que há algo diferente também no seu corpo, como identificar algumas doenças. Clique aqui para saber mais.

Naturalmente nossas unhas são fortes, esbranquiçadas e com a base rosada. Fora desse padrão, podemos encontrar alterações genéticas, que fazem com que a pessoa tenha unhas mais fracas naturalmente, por exemplo.

No entanto, quando há uma mudança na nossa unha, devemos ficar atentos, pois isso pode indicar a incidência de alguma doença, inclusive diabetes. Quer saber como identificar doenças pelas unhas? Então acompanhe a leitura!!

Veja como identificar doenças pelas unhas

  • Unhas amareladas

Essa condição pode ser comum em idosos e às vezes não tem relação com problemas de saúde. No entanto, pode acontecer por conta de uma infecção por fungos na unha ou ainda por conta do consumo de cigarros.

Essa condição pode ser causada por excesso de esmaltes, uso de antibióticos e pelo contato direto das unhas com produtos de limpeza.

Referente às doenças, pode surgir em decorrência da psoríase, diabetes, cirrose, hepatite, artrite reumatoide e problemas pulmonares.

  • Unhas fracas

São aquelas quebradiças, secas e que lascam com facilidade. Isso pode ser causado pelo envelhecimento natural, mas também pode ser consequência de:

  • Uso prolongado ou recorrente de esmaltes;
  • Alergias;
  • Exposição direta a produtos de limpeza;
  • Uso prolongado de unhas e gel.

Ademais, podem indicar deficiência de vitaminas (A, B12 e C), ferro e ácido fólico, ou ainda doenças como micose, hipertireoidismo, anemia, diabetes e psoríase.

  • Manchas brancas

Também chamado de leuconíquia, as manchas brancas na unha podem aparecer por causa de um trauma, como bater com a unha ou prendê-la numa porta.

Normalmente não indicam problemas de saúde e podem aparecer com as variações hormonais do ciclo menstrual. No entanto, pode estar associada ao uso de antibióticos e doenças como hanseníase e vitiligo.

  • Unhas avermelhadas

Quando a vermelhidão está na borda da unha pode ser paroníquia: inflamação causada por bactérias, leveduras ou vírus. É possível também que seja resultado de algum machucado na unha.

Porém, algumas doenças podem deixá-las totalmente avermelhadas, como pressão arterial elevada, derrame cerebral e doenças pulmonares.

  • Unhas azuis

Isso pode ser consequência de um baixo nível de oxigênio, ou da falta dele, no sangue. Assim, tanto a pele quanto as unhas ficarão azuladas.

Por fim, pode estar associada a problemas circulatórios e alterações respiratórias como enfisema, pneumonia, asma, insuficiência cardíaca e doença de Reynaud.

Também pode acontecer quando a pessoa está em um ambiente muito frio.

Então, gostou desse conteúdo? Leia mais sobre aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More