Suculentas: 5 cuidados que ninguém conta até você precisar de ajuda
As suculentas são espécies resistentes que têm se popularizado no campo da jardinagem doméstica, devido a facilidade de adaptação. Saiba como cultivar.
Em primeiro lugar, as suculentas armazenam água em suas folhas, caules ou raízes. Portanto, acabaram se adaptando a climas áridos e podem sobreviver com pouca rega, e há dicas para quem deseja começar a se planejar.
Veja também: Precisando de dinheiro? 7 plantas da sorte que atraem boas energias
Desse modo, existem muitas variações, entre formas, cores e tamanhos variados. Algumas são usadas ornamentais, outras têm propriedades medicinais e culinárias, mas a maioria é fácil de realizar a manutenção.
Esta é a melhor opção de substrato
A princípio, o cultivo começa pelo substrato, que deve ser bem drenado e arejado. Sendo assim, é preciso obter uma mistura de terra, areia e matéria orgânica, incluindo húmus ou casca de pinus. Lembre-se que é necessário reter um pouco de umidade, mas não encharcar, garantindo a hidratação por mais tempo.
A irrigação muda conforme a estação
Em seguida, a irrigação das suculentas depende da estação do ano, da temperatura e da umidade do ar. Em geral, exigem menos água no inverno e mais no verão, então observe as folhas: se elas estiverem enrugadas, não deixe de regar.
Lembre-se que elas amam o sol
Quanto à incidência solar, a suculenta gosta bastante de sol e a área que entra luz certamente é um bom espaço. Dito isso, mantenha os vasos próximos à janela, mas evite a exposição em dias extremamente quentes. Afinal, flores e folhagens tendem a sofrer queimaduras devido aos raios ultravioleta que as atingem.
Quando a troca de vaso é necessária?
Ao passo que o crescimento é contínuo, a troca de recipiente ocorre a cada dois ou três anos. Logo, a ausência de mudanças levam ao entrelaçamento das raízes e à proliferação de pragas, que resultam na morte dos arranjos.
A limpeza de folhas mortas é importante
Por último, vale lembrar que a remoção de folhas mortas é importante para manter as suculentas saudáveis e bonitas. Nesse caso, ao lado das dicas mencionadas anteriormente, favorecem o desenvolvimento da planta. Por esse motivo, utilize uma pinça ou tesouras de jardinagem, priorizando toques leves.
Comentários estão fechados.