Superalimento da NASA: barato e fácil de achar, veja como fazê-lo em casa
Em viagens espaciais a busca por refeições que apresentam alto valor nutricional é de extrema importância. Conheça o superalimento da NASA.
Antes de tudo, é preciso lembrar que a alimentação promovida pela NASA é baseada em alimentos nutritivos, seguros e de fácil preparo no espaço. Desse modo, a Agência Espacial Norte Americana visa desenvolver novas tecnologias.
Veja também: Amazon libera cursos online gratuitos sobre IA Generativa; veja como participar
Em relação a esse aspecto, o principal objetivo é criar sistemas que possam produzir receitas com recursos mínimos. Logo, existe um superalimento que garante bons nutrientes e facilita o preparo e o consumo instantâneos.
O superalimento da NASA é a famosa quinoa
A quinoa é um pseudocereal que apresenta uma composição nutricional superior à maioria dos grãos. Afinal, trata-se de um ingrediente rico em proteínas de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa.
Além disso, concentra fibras, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco, e compostos antioxidantes como flavonoides. Ou seja, mesmo sem glúten tem 34 g de carboidratos e 6,5 g de proteínas em 100g.
Quais os principais benefícios do cereal?
Diante das observações acima, a NASA prioriza a quinoa ao perceber que a sua presença na dieta fortalece o sistema imunológico. Outras vantagens incluem a prevenção da anemia, o aumento da saciedade e a prevenção do envelhecimento.
Enquanto melhora a hidratação, controla o colesterol e a glicemia, mantendo o metabolismo saudável. Esses fatores são indispensáveis em uma viagem que desafia a gravidade e demais fenômenos que ocorrem fora da Terra.
Dicas para preparar pratos com quinoa e cereais
Sendo assim, você não precisa entrar em um foguete para começar a incluir a quinoa no cardápio. Dito isso, não se esqueça de associá-la a legumes, frutas, queijos, carne e ovo, substituindo parcialmente o arroz.
Apesar de substituir cereais, o preparo segue a regra das leguminosas, que exigem um período de molho de no mínimo 8 horas. Logo, mantenha o superalimento da NASA na água durante a noite, e use em saladas, recheios e sobremesas.
Comentários estão fechados.