Surpreenda-se ao descobrir qual é a cidade mais arborizada do Brasil

Uma dica: ela é uma das capitais mais importantes da região Centro-Oeste.

Se alguém te perguntasse qual das capitais brasileiras é a mais arborizada, o que você responderia? A maioria das pessoas citaria cidades como Manaus, Macapá, Rio Branco, Belém e outras capitais da região Norte, que compreendem grande parte da Amazônia Legal.

Por outro lado, não faltariam pessoas para apontar Curitiba, no Paraná, ou Belo Horizonte, em Minas Gerais, como as capitais mais arborizadas devido à sua localização, clima e cultura.

Contudo, de acordo com o IBGE, Goiânia, a vibrante capital do estado de Goiás, é a cidade mais arborizada do país.

Dados do instituto apontam que nada menos que 89,3% das vias públicas de Goiânia têm uma boa cobertura de árvores. Além disso, estima-se que existam 95 m² de área arborizada para cada goiano.

Imagem: reprodução

Os efeitos da arborização urbana

Bons exemplos como o de Goiânia e de outras cidades, como as citadas Curitiba e Belo Horizonte, demonstram como é possível unir desenvolvimento e avanço da urbanização com sustentabilidade.

Essa grande quantidade de árvores nos espaços públicos próximos de onde pessoas vivem e transitam melhora o clima da cidade e a qualidade de vida de seus moradores.

É sempre importante relembrar que as árvores são uma espécie de filtro de ar natural, removendo o excesso de gás carbônico da atmosfera e fornecendo oxigênio limpo para que possamos respirar. Portanto, quanto mais árvores, mais puro fica o ar no entorno.

Também é verdade que a atuação natural das árvores aplaca o calor, tanto por bloquearem a incidência de raios solares no solo quanto pelo processo de “filtragem” do ar.

Diante de tudo isso, é inevitável parabenizar os responsáveis por esse belo trabalho de arborização em Goiânia, que é quase cultural na cidade. Esse é um bom exemplo a ser seguido em todo o país!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.