Suspensão de 70 planos de saúde: retenção temporária afeta a venda

ANS proíbe a venda de 70 tipos de planos. Qual o motivo da decisão? Saiba se o seu faz parte desta lista.

Recentemente a Agência Nacional de Saúde (ANS) vetou de forma temporária a comercialização de 70 planos de saúde. Este órgão está vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil e regula este mercado desde o estabelecimento da Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998. Entenda o que motivou essa interrupção.

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Reclamações e resultados negativos

Essa suspensão afeta 13 operadoras que oferecem ao total 70 planos de saúde. Dentre as mais afetadas, é possível mencionar a Amil, visto que teve a venda de 45 convênios congelados, ou seja, mais da metade do total de afetados.

Para justificar essa ação, 37.936 reclamações foram a causa principal, já que a falta de atendimento de médicos foi bastante notificada no período de 1 até 30 de junho. Esse registro respalda os resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que nada mais é do que o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas do segundo trimestre do ano vigente.

Quais operadoras foram afetadas?

Além da Amil, outras 12 operadoras tiveram a sua venda proibida por tempo determinado. Lembre-se de identificar se algumas delas está na sua lista de possíveis compra. Vejamos abaixo quais outras foram afetadas:

  1. Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho;
  2. Unimed Vertente do Caparaó;
  3. Ameron – Assistência Médica de Rondônia;
  4. Unimed Norte/Nordeste;
  5. Unihosp Saúde;
  6. Santo André Planos de Assistência Médica;
  7. Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas;
  8. Biovida Saúde;
  9. Associação de Saúde Portuguesa de Beneficência;
  10. Associação Metropolitana de Assistência à Saúde;
  11. Hospital Bom Samaritano;
  12. Saúde Brasil;
  13. Amil.

Até quando a venda estará suspensa?

A suspensão entrou em vigor deste sexta-feira, 30. Além disso, a venda só voltará a ser permitida quando as empresas listadas apresentarem uma significativa melhora em seus resultados. Isso será visto por meio do levantamento do próximo trimestre. Isso quer dizer que a volta da comercialização depende exclusivamente delas e das respectivas responsabilidades de gerar um bom atendimento.

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