Tancredo Neves

Tancredo Neves foi eleito, de forma indireta, o primeiro presidente civil do Brasil após a ditadura militar. Entretanto, morreu antes de tomar posse do cargo.

0

Tancredo Neves foi um importante político brasileiro que atuou como deputado, senador, governador e primeiro-ministro.

Durante a ditadura militar sustentou uma oposição política ao regime, sendo um dos grandes apoiadores da redemocratização do Brasil.

Eleição

Tancredo Neves integrou o movimento Diretas Já, que lutava pela realização de eleições diretas para o cargo de presidente do Brasil.

Para isso, o deputado federal Dante de Oliveira criou a Emenda Constitucional Dante de Oliveira que foi a materialização do desejo dos brasileiros de participarem ativamente da política nacional.

Entretanto, ela não foi aprovada pelo Congresso. Com a derrota da Emenda Constitucional, Tancredo Neves se lançou como candidato à presidência pelo Colégio Eleitoral.

Dessa maneira, ele foi eleito presidente do Brasil através de eleições indiretas, em 1985. Entretanto, morreu devido a problemas de saúde antes de tomar posse do cargo.

A presidência do Brasil, então, foi assumida pelo seu vice, José Sarney.

Morte de Tancredo Neves

Tancredo Neves sentiu fortes dores abdominais nos dias que antecederam a sua posse. Um dia antes de seu empossamento, durante uma missa no Santuário Dom Bosco, em Brasília, as dores se intensificaram.

Foi levado as pressas para o Hospital de Base do Distrito Federal, onde ficou sabendo que só poderia ser tratado através de um procedimento cirúrgico.

Concluiu-se que Tancredo estava com uma infecção avançada e precisaria passar por uma cirurgia no mesmo dia.

Por não poder comparecer à posse, José Sarney, seu vice, assumiu a função e empossou no cargo de presidente da República no dia 15 de março de 1985.

Durante todo o período de sua internação, Tancredo passou por sete cirurgias. No dia 21 de abril de 1985, Tancredo Neves morre e José Sarney se torna o presidente do Brasil.

A primeira causa apontada de sua morte foi por diverticulite. Entretanto, apurações posteriores apontaram que a real causa da morte de Tancredo Neves foi um leiomioma benigno (tumor benigno), que sofreu complicações no processo de retirada e, após diversas intervenções cirúrgicas, acabou ocasionando a sua morte.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.