Táxi: São Paulo realizará sorteio de alvarás para o segmento

Edital da cidade prevê que as vagas sejam preenchidas por mulheres e PCDs, além de profissionais que já operaram na cidade.

A prefeitura de São Paulo realizará sorteios de 5 mil novos alvarás para táxi, sem que seja feita as cobranças sobre o título de taxista. A chamada Outorga Onerosa. Segundo o edital, as regras deverão distribuir as vagas por categorias.

Ainda de acordo com o documento, serão 500 licenças para motoristas com algum tipo de deficiência, 1.500 vagas para pessoas que já foram taxistas na cidade, 1.500 destinadas às mulheres que desejam exercer a profissão e mais 1.500 para condutores com carros híbridos e elétricos.

Leia mais: ‘Táxi’ elétrico da Uber está em fase de testes na Índia

A regra geral, é que todos os participantes devem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, cada categoria deverá ter a comprovação dos requisitos para que cada profissional se enquadre devidamente em seu devido tipo. As informações já estão disponíveis no site oficial da prefeitura de São Paulo.

Sorteio de alvarás

As pessoas que desejarem participar do sorteio devem acessar um site criado especificamente para o evento. O portal ficará disponível entre os dias 2 e 20 de janeiro para receber inscrições. Ao final do processo, o participante receberá um número de protocolo.

Para os concorrentes das vagas de motoristas que já exerceram a função na capital, não será realizado sorteio, mas sim será feita a escolha de acordo com o tempo de profissão dos participantes na cidade para preencher as vagas disponíveis.

No último balanço divulgado, os números apontam que a capital paulista conta com 36.028 alvarás para taxistas. Desses dados, apenas 2.926 são mulheres. A projeção é que, ao final do evento, o número aumente em exatamente o mesmo de vagas, passando a totalizar 41.028.

Os editais estão no ar desde o dia 24 do mês passado. Ali também consta que o sorteio será realizado por meio do número de protocolo gerado ao final no processo de inscrição, conforme já apontamos no conteúdo. A regra também diz que cada profissional poderá participar de apenas um edital, não sendo possível tentar concorrer por duas ou mais vias.

Estima-se que os resultados sejam divulgados ao longo do mês de fevereiro. Vale a pena lembrar também que para participar, os motoristas devem ter cadastro ativo no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax).

Após a contemplação, os taxistas devem marcar via agendamento um atendimento presencial do Departamento de Transportes Públicos (DTP), de acordo com cada data estipulada no edital da categoria escolhida.

As informações completas serão encontradas no site da prefeitura de São Paulo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.