Conheça a nova tecnologia israelense que permite ver através de paredes

O sistema é considerado um grande avanço em tecnologia militar.

Uma nova tecnologia militar israelense vem sendo bastante discutida nos últimas dias, visto que ela permite que seu operador consiga enxergar através de paredes. Para isso, a Xaver 1000, produzida pela empresa de soluções de imagem Camero-Tech, detecta objetos e pessoas utilizando um algoritmo feito com inteligência artificial. A máquina foi apresentada na exposição Eurosatory 2022 em Paris, na França, e surpreendeu especialistas da área.

Leia mais: Conheça agora as tecnologias que prometem revolucionar a forma de dirigir

Esse recurso faz parte de uma série de produtos do projeto “See Through Walls” (Ver pelas paredes, em português), que, segundo a empresa, é capaz de fornecer dados em tempo real sobre os objetos e pessoas escondidas atrás das paredes. Dessa forma, nos próximos anos, esse pode ser um item indispensável para as forças militares, policiais, unidades de inteligência etc.

Como funciona a tecnologia?

Basicamente, o aparelho é capaz de exibir os objetos ao vivo e em alta resolução através da parede. Inclusive, é possível detectar a posição que uma pessoa está, seja em pé, deitada ou sentada, mesmo que fique imóvel por um bom tempo. Também é possível detectar partes específicas do corpo, como as mãos, para analisar o comportamento e gestos. Isso tudo de maneira bem simples, sem exigir muito do operador.

Isso porque as operações são feitas através de uma interface bem prática, em uma tela touchscreen de 10,1 polegadas incorporada no Xaver 1000. Logo, em situações de risco, em que é preciso detectar a presença de indivíduos vivos em uma sala, o número de pessoas e a sua distância em relação aos operadores, o aparelho desempenha um papel fundamental. Ao entregar o layout geral de um espaço, ele pode reduzir bastante os riscos de algumas missões.

Isso tudo pode ser feito através da maioria dos materiais de construção, como cimento, madeira e alguns metais, permitindo total vantagem operacional óbvia e capacidade de entrar em uma ambiente “conhecido”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More