Por meio do FGTS, o trabalhador possui um mecanismo que funcionará como uma espécie de seguro. Assim, em casos de demissão ou necessidade, pode-se solicitar a quantia. Ademais, é possível solicitar o saque em ocasiões ímpares, além de poder adiantá-lo, por isso, veja aqui como antecipar FGTS como empréstimo.
Leia Mais: MEIs e pequenas empresas já podem solicitar empréstimo pelo Pronampe
Como funciona a antecipação do FGTS?
No geral, as parcelas do FGTS ficam disponíveis ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa ou em situações emergenciais. Mas não é só isso, visto que o trabalhador poderá também realizar o saque-aniversário, que é a disponibilidade da parcela no mês em que se completa mais um ano de vida.
Nesse caso, quem opta pelo saque-aniversário deve ter em mente que não poderá fazer o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. Ainda assim, pode ser uma boa forma de conseguir o dinheiro que é seu por direito em um momento necessário.
Ademais, também é permitido que o trabalhador opte por antecipar o saque-aniversário no equivalente a 3 anos do valor que geralmente se tira anualmente. Aqui, também haverá a impossibilidade de solicitação do saque-rescisão, e funcionará como um empréstimo, pois o trabalhador precisará repor essa quantia a uma taxa de juros de 1,49% ao mês.
Como fazer a solicitação da antecipação do FGTS?
O processo de antecipação do FGTS irá acontecer por meio da Caixa Econômica Federal. Além disso, para conseguir o saque é preciso, primeiro, ter uma quantia na conta de FGTS, ou seja, ter mais de 18 anos e ter trabalhado com carteira assinada com desconto no salário para a conta FGTS. Então, deverá seguir-se os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal e acessar sua conta pessoal por meio do login;
- Depois, clicar na opção “Crédito” e em seguida em “Empréstimo Antecipação Saque-Aniversário”;
- Em seguida, realizar a simulação da quantia disponível e das parcelas de pagamento ao clicar em “Simular”;
- Por fim, clicar em “Contratar” para antecipar o FGTS com as condições que se delimitou na simulação.
