Tem dúvidas relacionadas ao saque do FGTS? Veja algumas das principais
Atenção! Caixa Econômica Federal estará liberando uma modalidade especial para saque de valores do FGTS. Saiba como descobrir se você tem direito e como sacar o dinheiro.
Nós recebemos uma notícia de que a Caixa Econômica Federal estará liberando ainda em 2022 uma modalidade especial para ter acesso aos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é conhecido como saque extraordinário, no qual é repassado até mil reais aos cidadãos. Terão direito a realizar os saques todos os trabalhadores que tenham algum saldo na conta do fundo, seja do emprego atual ou do anterior.
Leia mais: Tem como pedir adiantamento do FGTS como um empréstimo?
Essa medida faz parte de um pacote econômico que foi criado pelo governo de Jair Bolsonaro que onde prevê liberar R$ 150 bilhões durante o ano em que o presidente tenta se reeleger. As retiradas já começaram.
Elas estão ocorrendo conforme um calendário que foi disponibilizado pela Caixa que tem levado em consideração a data de nascimento do trabalhador. O valor é depositado de uma forma automática para a maioria dos cidadãos – que tem direito ao saque – na conta que pode ser movimentada pelo Caixa Tem.
As falhas no cadastro, golpes e mais algumas outras situações têm levado o povo a buscar o banco para tentar sacar as quantias. Inclusive, ainda há algumas dúvidas sobre o tema que precisam ser esclarecidas. Pensando nisso, então separamos abaixo algumas delas para tornar as coisas claras.
Como saber se há dinheiro para sacar no FGTS?
Essa consulta para saber se faz ou não parte do grupo apto a receber do saque extraordinário é feita no aplicativo do FGTS ou até mesmo pelo site fgts.caixa.gov.br. No caso de utilização de aplicativo, é necessário baixá-lo pelos meios disponíveis, seja Google Play para Android ou na App Store para iOS. No site, o cidadão consegue consultar se o depósito será feito de modo automático ou se terá que solicitá-lo. Ele também tem acesso à data do depósito. Pelo aplicativo, também é possível checar os valores, as data para saques, fazer solicitações e até devolver o crédito.
Como resgatar o dinheiro?
O saque extraordinário é feito depósito na conta Poupança Social Digital que é aberta pela Caixa no nome do trabalhador. Ali são feitas as movimentações por meio do aplicativo Caixa Tem. Por essa ferramenta também é possível pagar contas, fazer algumas compras, transferir valores e realizar os saques em dinheiro.
O que fazer se não eu quiser resgatar o FGTS?
Os trabalhadores têm até o dia 10 de novembro para solicitar à Caixa que seja feita essa devolução do crédito. Isso pode se dar por meio do app ou até mesmo em alguma agência. Se caso mude de ideia depois de devolver o valor, não tem problema, pois dá para fazer um pedido pelo recurso.
Comentários estão fechados.