Os gases surgem quando nos alimentamos, pois se trata da entrada de ar em nosso sistema digestivo por meio da mastigação. Assim, elas normalmente passam pelo trabalho de digestão e o organismo as elimina de diversas maneiras, inclusive pelas flatulências. Entretanto, alguns problemas com gases, como mal cheiro demasiado, frequência absurda e flatulências acompanhadas de prisão de ventre, merecem a sua atenção.
Leia mais: Veja 5 tipos de alimentos que causam gases e devem ser evitados.
Excesso de gases e problemas de prisão de ventre
É muito comum que pessoas com prisão de ventre também reclamem do excesso de gases. Esse fator é um paradoxo total, visto que um fator que influencia muito a formação e eliminação de gases é a ingestão de fibras. Por outro lado, as fibras alimentares são constantemente inseridas na alimentação de pessoas com prisão de ventre, já que proporcionam alívio no trânsito intestinal. Nesse caso, é necessário entender que se você comer muitos alimentos com fibras para regular o trânsito no intestino, terá que se acostumar com os gases.
Flatulências malcheirosas demais
Esse é realmente um problema complexo, que pode afetar o seu bem-estar e o das pessoas que estão ao seu lado, literalmente. Entretanto, não é um indício, necessariamente, de que existe algo de errado com o seu organismo. Na verdade, alguns alimentos são mais propícios ao desenvolvimento de gases malcheirosos, como ovos e brócolis. Portanto, o cheiro sempre terá associação com a sua dieta. Experimente mudar a rotina de alimentação por um tempo para ver se há melhora, e caso seja muito incômodo, leve a questão a um médico.
Tenho muita flatulência e diarreia: qual é o problema?
Muitas pessoas não sabem quais os grandes problemas que acontecem em seus corpos, por não fazerem as associações devidas. No caso, o excesso de flatulências com a presença de diarreia é um grande sintoma de problemas como intolerância a lactose ou alergia alimentar diversa. Portanto, recomenda-se observar o que você come e que pode levar a esses incômodos. Talvez seja o excesso de leite e derivados. Nesse caso, o mais indicado é recorrer ao médico para fazer o exame e receber o diagnóstico adequado.
