Tempero famoso pode ter efeito antienvelhecimento em 6 semanas, segundo Harvard
Não à toa, esse produto ficou conhecido por seus poderes medicinais.
Não é segredo para ninguém que diversos tipos de alimentos, incluindo as ervas e raízes usadas como temperos, possuem amplas capacidades medicinais.
Contudo, alguns desses “presentes da terra” são mais proeminentes que outros, trazendo benefícios como ganho de energia, melhoria do sistema imunológico, ação antienvelhecimento e até o combate a alguns tipos de câncer.
E por falar em ação antienvelhecimento, a cúrcuma, também conhecida como açafrão, tem sido apontada como uma fonte abundante dos princípios-ativos que provocam esse efeito.
Inclusive, uma série de estudos realizados pela Universidade de Harvard confirmaram as capacidades antienvelhecimento da cúrcuma, o que lhe rendeu até uma classificação oficial nesse sentido.
Cúrcuma: suas propriedades e como utilizá-la no dia a dia
Originária da Ásia, a cúrcuma é da mesma família do gengibre. Inclusive, em suas formas originais os dois tipos de raízes podem ser confundidos.
Além de diversos nutrientes como vitaminas e minerais, a cúrcuma conta com antioxidantes naturais, como é o caso da curcumina, uma substância que só ela possui.
A curcumina e outros antioxidantes combatem os radicais livres que produzem estresse oxidativo no corpo humano, provocando doenças decorrentes da oxidação das células e tecidos, como a aterosclerose e alguns tipos de câncer.
Além disso, é também o estresse oxidativo que acelera o processo de envelhecimento da pele. Ou seja, consumir a cúrcuma regularmente injeta antioxidantes no corpo que serão capazes de reverter o envelhecimento, revitalizando as células da epiderme.
Segundo alguns estudos de Harvard, os efeitos da cúrcuma no combate ao envelhecimento podem ser vistos em até seis semanas, tudo devido ao alto teor de antioxidantes que essa raiz carrega.
Como consumir?
Você pode consumir a cúrcuma em forma de pó (quando é chamada de açafrão) para temperar alimentos. Porém, caso prefira também pode usar o condimento ainda fresco, na sua forma natural, para fazer chá.
O extrato da cúrcuma (versão in natura triturada) também pode ser usado para temperar carnes e saladas. Além disso, hoje em dia existem suplementos de cúrcuma vendidos em formato de cápsula.
O consumo moderado deste produto natural não tem contraindicações. Contudo, exagerar na ingestão de cúrcuma pode causar efeitos adversos no trato digestivo, fígado e rins.
Portanto, não abuse dessa raiz. Afinal, não é necessário consumi-la todos os dias para absorver os seus benefícios.
Caso sinta algum efeito adverso que possa estar associado ao uso da cúrcuma, interrompa o uso e procure um pronto socorro o quanto antes.
Comentários estão fechados.