Terra em alerta! Plano global é ativado após descoberta de asteroide perigoso

Asteroide 2024 YR4 tem 1,3% de chance de impactar a Terra em 2032.

No final de dezembro, astrônomos identificaram um asteroide, o 2024 YR4, que possui entre 40 e 100 metros de comprimento. Descoberto por meio do ATLAS, o telescópio localizado no Chile registrou a rocha espacial apenas dois dias após sua aproximação com a Terra.

Com potencial risco de impacto previsto para 22 de dezembro de 2032, a notícia levantou preocupações, mas especialistas asseguram que a chance de colisão permanece extremamente baixa.

Asteroides e meteoros estão por aí vagando pelo universo – Imagem: reprodução/NASA Telescópio Espacial Hubble/Unsplash

Chances de meteoro atingir a Terra são baixas, mas não inexistentes

David Rankin, profissional responsável por observar tais astros na Universidade do Arizona, destaca que, embora a probabilidade efetiva de 1,3% de impacto possa causar apreensão, a chance de erro é significativamente maior, em razão da margem de erro de 98,7%.

Por meio de novos dados sobre o asteroide, espera-se que o risco de impacto seja reduzido com o tempo. A detecção precoce é vista como um ponto positivo, pois oferece tempo para possíveis estratégias de mitigação.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da NASA, é responsável por monitorar tais corpos celestes. Com o auxílio do programa Sentry, eles analisam as órbitas e definem o risco de colisão.

Atualmente, o 2024 YR4 está classificado no nível 3 na Escala de Turim, o que indica um risco significativo que requer atenção contínua dos astrônomos.

Identificação e características do asteroide

O ATLAS, um sistema de quatro telescópios financiado pela NASA, foi o responsável pela identificação do asteroide. Localizado no Chile, o telescópio registrou o 2024 YR4 em 27 de dezembro do ano passado. Neste momento, o asteroide se afasta da Terra e torna-se cada vez mais difícil observá-lo.

Com comprimento entre 40 e 100 metros, o 2024 YR4 foi estimado a partir da quantidade de luz solar que reflete. A precisão dessa medida é limitada pela incerteza na refletividade de sua superfície. Por isso, espera-se que dados mais precisos sejam obtidos durante sua passagem segura em 2028.

Risco potencial e preparação

Asteroides deste tamanho têm potencial para causar estragos significativos no planeta. O impacto em uma cidade poderia ser catastrófico, embora não acarretasse uma extinção em massa. Caso caísse no oceano, tsunamis devastadores seriam uma possibilidade.

Normalmente, à medida que mais observações são realizadas e as órbitas se tornam mais precisas, os riscos de impacto tendem a reduzir-se a zero. Para o 2024 YR4, o aumento gradual da probabilidade resultou em sua inclusão na Lista de Risco do Sentry, mas ainda há esperança de que novos dados eliminem tal ameaça.

Embora o asteroide 2024 YR4 exija vigilância, especialistas acreditam que é improvável que ele colida com a Terra em 2032.

Além disso, a comunidade científica está preparada para implementar medidas de defesa caso o pior cenário se confirme, como desviar o asteroide com espaçonaves ou evacuar áreas de risco, que são consideradas. Contudo, o tempo e as observações adicionais serão cruciais para determinar o real perigo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.