Terror da Língua Portuguesa! 4 palavras que levam acento, mas muita gente esquece
Conheça 4 palavras que levam acento e que nem todos usam corretamente. Melhore o seu português ao ter conhecimento delas.
O português possui muitas regras que, por vezes, são ocasionalmente ignoradas na escrita das palavras. Particularmente, tanto para nativos quanto para estrangeiros, uma das maiores dificuldades do português mora na colocação correta dos acentos nas palavras. Acima de tudo, ter domínio sobre essas regras é essencial em contextos formais, como em redações.
Veja também: Não erre mais! 5 palavras do português que todo mundo diz errado no plural
Em especial, algumas palavras levam uma acentuação sutil, mas que nem sempre são notados. Portanto, conheça 5 palavras que levam acento e que talvez você não esteja utilizando corretamente.
1. Fiéis
Segundo o dicio.com, fiéis são aqueles indivíduos que seguem e propagam os ensinamentos de uma certa religião.
Geralmente, usa-se essa palavra para ser referir aos seguidores das religiões de origem cristã. É a versão pluralizada da palavra fiel. Pela forma singular não levar acento, algumas pessoas podem esquecer do acento agudo.
2. Ímã ou imã? Saiba como diferenciar as palavras
O ímã é um metal composto por um polo de atração e outro de repulsão, capaz de atrair e repelir outros metais. Segundo o site significados.com.br, ‘ímã’, com acento agudo na letra “I”, refere-se ao magneto.
Por outro lado, ‘imã’, sem o acento agudo, é uma palavra de origem árabe que significa “aquele que guia”, representando a função de uma importante figura religiosa para o povo islâmico.
3. Domínio é uma das palavras
Domínio é um substantivo masculino que diz respeito a dominar. Dominar, por sua vez, é um verbo que envolve ter controle e autoridade sobre algo ou alguém.
O acento agudo está presente na segunda sílaba, ao ser uma palavra paroxítona finalizada em ditongo.
4. Pôde
Pôde é um substantivo deverbal. Ainda consoante o mesmo site de definições, a palavra representa uma ação passada do verbo poder. Estende-se ao ato de possuir capacidade, autoridade ou direito para obter ou conseguir algo.
- Exemplo: Ele não pôde trabalhar, pois estava no hospital.
Em relação à gramática da palavra, a grafia “pode”, sem o acento, é usada com o mesmo sentido, mas a frase deve estar no presente.
Continue aprendendo novas palavras e suas características!
Como destacado anteriormente, saber detalhes do tipo aumenta suas chances de sucesso em contextos formais que demandam das grafias corretas das palavras.
Um exemplo popular são as redações das faculdades e o ENEM. Por mais que não sejam palavras tão corriqueiras, reduzir os erros é uma forma de confiar mais na sua escrita.
Comentários estão fechados.