Tipos e Gêneros Textuais – Quais são e exemplos

0 67

É muito importante saber que produzir um texto é algo importante para toda a vida, pois estamos sempre escrevendo, seja respondendo questões das apostila escolares de quaisquer disciplinas ou escrevendo uma postagem nas redes sociais. Portanto, além de estar atento às regras gramaticais, você deve conhecer os tipos textuais e quais são os gêneros que cada um possui.

Primeiro, é necessário saber o que são esses dois termos e no que se diferenciam:

O tipo textual está relacionado com as características que um texto possui, como é a sua escrita, quais são as suas propriedades, a estrutura e a forma a ser seguida, quais são os tempos verbais que podem ser assumidos, de forma que essas características em comum de um texto podem ser agrupadas em tipos.

E o gênero textual está relacionado com as peculiaridades de cada texto, subdividindo os tipos em pequenos gêneros diferentes.

Veja abaixo os tipos textuais mais comumente cobrados em provas de concursos e vestibulares, além do ambiente escolar e acadêmico, são eles:

1 – O texto dissertativo-argumentativo:

Nesse tipo, normalmente é explorado temas polêmicos por meio do ponto de vista de quem escreve, porém, é necessário escrever apenas em 3ª pessoa, o que isso significa? Não devemos nunca colocar expressões como “em minha opinião”, “eu acho”, ou qualquer outra expressão que remete aquele que escreve. Deve-se, então, utilizar formas que remetem ao ‘ele(s)’, de modo que o ‘eu’ se distancia do texto, dando mais credibilidade aos argumentos selecionados.

Esse texto deve apresentar basicamente: uma introdução com a tese que irá ser explorada de acordo com o tema proposto; o desenvolvimento com a exploração dos argumentos para sustentar a tese apresentada; e, para finalizar, uma conclusão, em que é preciso apresentar uma proposta de intervenção ao tema.

Dentro desse tipo textual temos alguns exemplos de gêneros textuais, são eles: artigos jornalístico, resenha, artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado e tese de doutorado e a famosa redação do ENEM.

2 – O texto descritivo:

Nesse tipo textual são descritos fatos, objetos, lugares e personagens envolvidas. Normalmente, esses textos acabam possuindo muitos adjetivos, já que está expondo coisas e pessoas. Diferentemente do texto dissertativo, é possível elaborar um texto deste tipo descrevendo algo ou alguém em terceira pessoa ou falar sobre si mesmo em primeira pessoa.

Como exemplo, temos os seguintes gêneros textuais: notícias, blogs, diários e relatos pessoais, biografia e autobiografia, cardápios, currículos, entre outros.

3 – A narrativa:

Nesse tipo textual, são narrados fatos por meio de histórias que envolvem personagens em um determinado tempo e espaço. Normalmente, este texto possui um clímax entre o desenvolvimento e a conclusão, que apresenta desfecho da narração. É possível escrever um texto deste tipo em 1ª pessoas, ou seja, com um narrador que participa da história, ou em 3ª pessoa, com o narrador distanciado.

Como exemplos de gêneros textuais, temos: crônicas, fábulas, lendas, entre outros.

4 – Texto Expositivo

Nesse tipo textual, é necessário apresentar a ideia do tema proposto. Normalmente, esse tema é explorado por meio informações, definições e descrição de um tema específico. A sua utilização é comum em ambiente escolar e acadêmico.

Dentre os exemplos de gêneros textuais, podemos citar: palestras, conferências, seminários e até mesmo verbetes de dicionários ou enciclopédias.

5 – Texto Instrucional

Nesse tipo de texto, são apresentadas instruções e orientações sobre determinadas coisas, como manuais e receitas. Normalmente eles são escritos no modo imperativo, ou seja, indica uma ordem, um pedido ou conselho.

Dentro desse tipo textual temos alguns exemplos de gêneros textuais, são eles: receitas, bulas, manuais de instruções, propagandas, entre outros.

Compreender os tipos textuais e seus gêneros não só auxilia na produção de bons textos, como na compreensão e interpretação de outros, o que acaba trazendo mais embasamento para sempre tirar nota 10. Portanto, dominando-os, juntamente com a gramática na ponta da língua, você estará preparado para elaborar diversas redações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.