Tirar o celular da tomada antes de 100% recarregado é prejudicial?
Quem nunca ouviu isso antes? Será que há um fundo de verdade nessa história? Entenda como preservar o seu aparelho e quais hábitos podem ser prejudiciais à bateria.
- Os celulares vieram para facilitar a comunicação e o acesso às informações, no entanto a maior preocupação dos consumidores é com a duração da bateria. Sabe-se que a vida útil da bateria dos smartphones reduz a partir do primeiro uso, então o que fazer para preservá-la? Saiba se é preciso deixar o celular carregar até 100% ou não ao longo deste artigo. Boa leitura.
Leia mais: Conheça o aplicativo que garante melhorar a vida útil da bateria do celular
Carregamento dos aparelhos
A primeira coisa que se deve saber sobre as baterias é que elas são feitas de íon lítio, então são capazes de armazenar mais do que o dobro de energia que as baterias antigas. Outra informação importante é que sua vida útil é medida a partir de ciclos, sendo cada um representado pela carga total. Além disso, o carregamento incompleto não consta como um ciclo completo, ou seja, uma carga de 75% gasta ¾ do ciclo enquanto 50% gasta metade.
Sendo assim, não há mais motivos para se preocupar em “viciar” a bateria nem carregar até 100% todas as vezes, contudo é necessário atenção ao tipo da bateria do seu celular. Os modelos antigos podem apresentar defeitos devido ao carregamento incorreto, sim.
Mitos e verdades sobre a bateria
Quem nunca ouviu que a primeira carga de um aparelho novo deveria ser ininterrupta e de no mínimo 12h? Essa prática era comum – e necessária – quando as baterias eram de níquel cádmio, no entanto as novas são de íon lítio e dispensam esse hábito. Atualmente é indicado que o carregamento seja completo na primeira vez, mas não há tempo mínimo para desconectar o aparelho da tomada.
Outro mito bastante comum está relacionado à necessidade de se esperar a descarga total para somente então colocar o aparelho no carregador. Na verdade, é mais indicado carregar o mesmo a partir do momento que a carga estiver abaixo de 20%. Comumente também se ouve que as baterias têm prazo de validade. Isso sim é verdade! Em média, os modelos de íon lítio contam com uma capacidade média de 300 a 500 ciclos, podendo durar então até cinco anos.
Comentários estão fechados.